20050826

Como é que pode?

A imagem mostrada em cima é o mapa de visibilidade da torre de vigia localizada no Cabeço de Óbidos, Olival. Com uma vista destas como é que pode haver um incêndio em pleno dia (com excelente visibilidade), dentro da frequesia, e ter de ser um cidadão a telefonar aos bombeiros??? Talvez por ser fim-de-semana? Talvez por se estar durante a hora de almoço? Ah, já sei... como se pode ler nas observações, na página de descrição do posto de vigia, o posto tem a "visibilidade tapada por eucaliptal"?! Se é um posto de vigia como é permitem que a visibilidade seja tapada??? E depois dizem que a culpa é das câmaras municipais... Enfim!
Postos de vigia
Pesquisa de postos de vigia
Posto de vigia do Cabeço de Óbidos
Posto de vigia de Alburitel

20050825

O futuro da monitorização/prevenção de incêndios

Isto é parte de um artigo publicado por Roland Piquepaille.

The Bats from the MLB Company are man-portable unmanned aerial vehicles (UAV) systems which can deliver high quality video imagery for a reasonable price of about $42K. They've been on the market for a while, but now, NASA and Air Force teams are testing them as flocks of robots aircrafts for monitoring wildfires, according to the San Diego Union-Tribune

Os bons programadores são perguiçosos e ignorantes

Lazy, because only lazy programmers will want to write the kind of tools that might replace them in the end. Lazy, because only a lazy programmer will avoid writing monotonous, repetitive code – thus avoiding redundancy, the enemy of software maintenance and flexible refactoring. Mostly, the tools and processes that come out of this endeavor fired by laziness will speed up the production.
Second a good programmer must be dumb. Why? Because if he’s smart, and he knows he is smart, he will:

a) stop learning
b) stop being critical towards his own work
Estes são apenas dois excertos de um artigo publicado por Philipp Lenssen.

O que parece andar a acontecer

Com todos os incêndios que têm havido por esse Portugal fora e com todas as notícias sobre os "alegados" incendiários que são libertados (alguns apenas com apresentação obrigatória 3 dias por semana junto da esquadra da PSP ou quartel da GNR [o que farão nos outros 4 dias da semana?]) acho que esta tira de banda desenhada se adequa bem à situação...
Os Compadres © Sergei Cartoons

20050824

As bandeiras de todos os países

Um wallpaper com as bandeiras de todos os países. Todos os anos há um novo e pode ser obtido no site Vexilla Mundi.

in Vexilla Mundi

Quem brinca com fogo queima-se

Que diferença, quando comparamos as reacções da imprensa quando em 2003, uma capital de concelho, Oleiros, foi invadida por um incêndio florestal. Nesse ano, jornal que se queria jornal, crucificou em praça público todo o governo de então, no que foi demagogicamente acompanhado pelos partidos da oposição, com particular destaque para o PS, que através do seu líder Ferro Rodrigues, pedia uma reunião extraordinária da Assembleia da República, a 4 de Agosto visitava alguns dos concelhos mais fustigados pelas chamas na zona centro e em Proença-a-Nova considerou inadmissível o Parlamento estar fechado para férias quando o país atravessa um momento tão trágico.
Hoje é o que se vê. Estamos perante o velho ditado “Quem com o fogo mata, pelo fogo morre”.
in Nova Floresta

20050822

Um movimento a ter em conta

Movimento 560
Bem, na hora de escolher, é bastante fácil tomar uma atitude correcta: procure no produto, o código de barras e verifique se ele começa por 560, seguidamente confirme na embalagem a origem do produto. Todos os produtos portugueses começam por 560 no código de barras. Posteriormente poderá ter em conta se a marca é nacional ou não e, claro, a qualidade e preço do produto.
Movimento 560

20050808

Concelho de Ourém em chamas

2005 © FOTOGRAFIA, SEMPRE!!! E outras coisas...

Depois de um final de semana e fim-de-semana aterrador por parte do concelho de Ourém há que pensar seriamente nas prioridades de todos os habitantes do concelho e não apenas da Câmara Municipal (CM)...
Ao lermos a notícia publicada no Notícias de Ourém no passado dia 28 de Julho ficamos com a sensação de que ficou muito por fazer, no entanto não nos podemos esquecer que nem tudo depende da CM.
Por esta altura já todos sabemos que é obrigatória a limpeza de matas particulares e públicas, mas o que fazer com o produto resultante dessa mesma limpeza? E mais, para os particulares quais são os benefícios dessa mesma limpeza se tivermos em conta que o terrenos adjacentes poderão continuar sem ser limpos? Quantos proprietários de matas foram multados por não terem efectuado a devida limpeza? Quem é que está encarregado de fiscalizar? O que fazer quanto aos terrenos inseridos no meio de zonas habitacionais, que não são limpos e apresentam-se cobertos de silvas e erva seca, e que não respeitam o perímetro de segurança de 50 metros? Estas e muitas mais perguntas ficam a pairar sem resposta...
Segundo consta, apenas neste fim-de-semana ardeu cerca de 13% do concelho de Ourém. No entanto, mais de 70% da área ardida não teve rescaldo... Não digam que é mentira, porque ainda a noite passada dava para ver troncos em brasa nos montes circundantes ao Olival e durante os dias de Sábado e Domingo (e ainda esta manhã) dava para ver fumo a sair das zonas queimadas inclusivamente junto à estrada principal... Neste caso a culpa é de quem?
É muito engraçado ver/ler membros da oposição à CM (tantos os candidatos a candidato como os candidatos de facto) falar de tudo o que o Presidente da Câmara faz de mal relativamente às acções tomadas antes e durante os incêndios, no entanto ainda nenhum deles falou do investimento feito na construção dos pontos de água que estão espalhados pelo concelho, nem do desejo (embora de difícil concretização) de construir uma central de incineração, dos restos provenientes da limpeza de matas e pinhais, para gerar electricidade... como de costume, apenas se fala do que nos interessa!
Uma coisa é certa, as populações das localidades que arderam pode estar descansadas durante os próximos 5 anos... Já ardeu, não volta a arder!
Para acabar, deixo aqui uma palavra de apreço ao trabalho efectuado por todos os bombeiros deste país (especialmente pelo facto de terem de se deslocar para zonas do país que não conhecem e dar a ajuda que conseguem e ainda mais alguma). Talvez os 2.500.000€ de indemnizações pelo despedimento dos administradores da Caixa Geral de Depósitos fossem mais bem aproveitados na compra de mais equipamento para as corporações de bombeiros... Talvez!

20050803

O desejo de muitos, tornado realidade

O que imensos habitantes do concelho de Ourém desejam há muitos anos tornou-se realidade. Ainda por cima, sem que quase ninguém desse por isso.
A notícia mostrada aqui ao lado, relativa ao relato dos incêndios no distrito de Leiria, revela-nos que o concelho de Ourém (sombreado a verde) deixou de pertencer ao distrito de Santarém para se "colar" ao distrito de Leiria.
A forma insólita como se deu tal acontecimento pasma os mais incautos visto não ter sido necessário nem apresentação de proposta de lei, nem votação na Assembleia da República nem a sempre obrigatória publicação no Diário da República.
A única explicação para esta ocorrência é a enorme pressão do lobby a favor da passagem de Ourém para Leiria exercida sobre as autoridades oficiais do distrito de Leiria e sobre a estrutura editorial do jornal que publicou a dita notícia.