20060811

1,961,990,553,600

Métodos de atar atacadores
1,961,990,553,600 (quase 2 milhões de milhões) é o número de possibilidades de atar os atacadores num sapato/sapatilha com 12 orifícios (6 de cada lado).

No entanto, com a introdução de algumas limitações relativas à utilização "normal" dos atacadores, o valor é reduzido a 43200 métodos para atar os atacadores.
Método de atar atacadores em forma de laço
Além disso, a matemática (aqui ou aqui) também já deu uma ajuda relativamente ao melhor método para atar os atacadores: método em forma de laço (imagem à direita).

<link>
Shoelacing Mathematics
Shoe Lacing Methods
Método em forma de laço
</link>

20060809

Por onde anda o PoSAT-1?

Por onde anda o PoSAT-1?
Quem se lembra do PoSAT-1?
O 1º, e continua único, satélite "português" (pago com escudos, mas construído pelo Departamento de Engenharia Electrónica da Universidade de Surrey, em Inglaterra).
Como tive conhecimento da aplicação web Real Time Satellite Tracking, que nos permite seguir a progressão de satélites (via Ajaxian), lembrei-me de ver por onde anda o nosso tão querido satélite.
Além de podermos seguir a progressão de um satélite, são-nos dadas variadas informações relativas a indicadores físicos do satélite que estamos a seguir: latitude, longitude, azimute, altitude, velocidade, perigeu, apogeu, etc.

<link>
PoSAT-1 microsatellite mission
Real Time Satellite Tracking do PoSAT-1
PoSAT-1 na Wikipédia
</link>

20060803

Anúncio de emprego para engenheiro de software

public class JOB_ADVERT
{
  public static void main(String args[])
  {
    Job jobNewJob = new Job("Aviation Data Sys. Software Engineer");
    jobNewJob.setCandidateProperties("passionate","educated","multi tasking","organised","team player");
    jobNewJob.setCompany(new Company("BYTRON"));
    jobNewJob.setEnv(Job.FRIENDLY + Job.CHILLED + Job.CUTTING_EDGE);
    jobNewJob.setLocation("Near: "+ Locations.HUMBERSIDE_AIRPORT);
    jobNewJob.setOpportunityLevel(Job.GREAT);
    jobNewJob.setReplyTo("vacancies@bytron.com");
    jobNewJob.setCVRequired(true);
  }
} /*** THE ONLY CONSTANT IS CHANGE. LIVE IT NOW! ***/

Este foi o anúncio, publicado num jornal em Inglaterra (Lincolnshire), a pedir engenheiros de software para a Bytron (uma empresa de desenvolvimento de software para gestão aérea que fica quase no meio do nada).

<link>
Software Engineer jobs in North Lincolnshire (Humberside Airport)
Bytron
</link>

20060802

29 formas de matar uma ideia pela raíz

Durante a fase inicial de um qualquer projecto é, quase sempre, realizada uma sessão de brainstorming. E é durante essas sessões que normalmente surgem as verdadeiras idea killers: respostas ou afirmações que fazem cair por terra uma ideia que, para quem a apresenta, até faz algum sentido.
Aqui está uma compilação dessas mesmas idea killers (publicadas inicialmente em Coolz0r - Marketing Thoughts e traduzidas por mim):
  1. Sim, mas...
  2. Não temos tempo para isso
  3. Não!
  4. Não se pode fazer
  5. É caro demais
  6. Não tem lógica nenhuma
  7. Precisa de mais pesquisa
  8. Sejamos realistas
  9. Isso não é nada para os nossos clientes
  10. Não há orçamento
  11. Não cometa erros
  12. A direcção não vai gostar disso
  13. Não sou creativo que chegue
  14. Não é da minha responsabilidade
  15. Demasiado difícil de controlar
  16. As mudanças são grandes demais
  17. A 'geração antiga' não vai compreender
  18. O mercado ainda não está preparado para isso
  19. Pensa 'realidade'
  20. Vamos pensar nisso
  21. Talvez mais tarde
  22. Já foi feito antes
  23. Isso é muito futurista
  24. Poderá funcionar em outro sítio, mas aqui não
  25. Desde quando é que és o perito?
  26. Somos pequenos demais para fazer isso
  27. Não é o nosso estilo
  28. Tens a certeza?
  29. Porquê?

Durante as fases seguintes do processo de desenvolvimento algumas das afirmações mencionadas poderão ser preponderantes ("Já foi feito.", "Orçamento", ...). Mas nesta primeira fase, durante a apresentação ou discussão de ideias, há que garantir que não se é parado por nada nem por ninguém. Há que levar e expor a ideia até ao fim. De outra forma o processo criativo fica seriamente limitado.

<link>
29 Idea Killers @ Coolz0r - Marketing Thoughts
</link>

20060801

Aprender a encontrar constelações

Aprender a encontrar constelações© 2004 NASA

O que é necessário:
  • 16 embalagens de rolo de fotografia
  • Tesoura
  • Fita-cola
  • Pionés
  • Decalques (a imagem em cima) imprimidos

Como se faz:
  1. Colocar um pedaço de fita-cola com o nome da constelação na lateral de cada embalagem
  2. Recortar uma constelação (do papel) pela linha tracejada
  3. Colocar o padrão sobre o fundo da embalagem com o nome da constelação, alinhando o círculo negro com a borda interior da embalagem; fixar o padrão à embalagem com fita cola
  4. Fazer um pequeno orifício através do papel e da embalagem por cada estrela no padrão, com o pionés
  5. Segure a embalagem em contra-luz de modo a verificar se todos os orifícios estão bem perfurados
  6. Retirar o padrão da embalagem
  7. Repetir os paços 2 a 6 para os restantes padrões com constelações
  8. Escolher uma das embalagens. Olhar através dela de modo a, mais tarde, recordar o padrão e rodar lentamente observando o padrão luminoso
  9. Tente memorizar as constelações sem olhar para o nome delas
  10. Durante a noite, olhe para a abóbada celeste e tente encontrar os padrões que memorizou antes

<link>
NASA - Constellation in a canister
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