20061129

O "mister"...

Used as a courtesy title before the surname, full name, or professional title of a man, usually written in its abbreviated form: Mr. Jones; Mr. Secretary.

Ou seja, a palavra mister, termo da língua inglesa que quer dizer senhor ou o mais comum Sr., é utilizada como um título de cortesia, antes do apelido, do nome completo ou do título profissional de um homem.

No entanto, é comum o termo ser (erradamente) utilizado, nos meios futebolísticos portugueses e quase exclusivamente pelos jogadores, como referência ao treinador da equipa de futebol.

Daqui surgem dois problemas:
  1. o que irá acontecer quando surgir a primeira treinadora profissional de futebol a treinar uma equipa masculina? - Há que ter em conta que já há árbitras... - Como é que ela será apelidada? Por mister, ou pelo feminino do termo? Se for pelo feminino do termo não nos podemos esquecer que existem algumas variantes: Miss, normalmente utilizado para endereçar uma mulher solteira, e Mrs., utilizado para endereçar mulheres já casadas...
  2. a palavra mister, em português, é uma palavra proveniente do latim, que significa precisão, necessidade, urgência...

Mas, pelos vistos, ninguém está preocupado com estes factos e, assim, se vai deixando atropelar a nossa língua.

<link>
Mr. @ Wikipedia
Mister @ Answers.com
Miss @ Wikipedia
Mrs. @ Wikipedia
</link>

20061128

Furoshiki

Como utilizar os FuroshikiAproximando-se o Natal a passos largos, e consequente entrega de presentes (para quem pode...), há um gigantesco aumento da utilização de papel de embrulho. Esse papel, apesar de ser possível enviá-lo para reciclar, não deixa de ser um desperdício de árvores.

Em Março passado, a Ministra do Ambiente do Governo do Japão, Yuriko Koike, apresentou o Mottainai Furoshiki como símbolo da cultura japonesa para a redução do lixo caseiro, nomeadamente a quantidade de sacos de plástico.

A palavra japonesa Mottainai representa o conceito de ser uma pena que um artigo seja deitado ao lixo sem que o seu potencial tenha sido aproveitado na totalidade.

Furoshiki são pedaços de tecido para embrulho, utilizado no Japão para transporte (roupas, presentes, ...) ou decoração.

Hoje-em-dia, os Furoshiki são feitos de vários tipos de material, desde a seda até ao nylon e são normalmente decorados com motivos tradicionais ou com shibori. No caso do que foi apresentado pela Ministra japonesa, o Furoshiki é feito a partir de fibras de garradas de plástico recicladas.

<link>
Furoshiki @ Wikipedia
Apresentação do Mottainai Furoshiki pela Ministra do Ambiente do Governo do Japão
Como utilizar os Furoshiki @ Ministério do Ambiente do Governo do Japão
Como utilizar os Furoshiki [PDF]
Shibori
</link>

20061124

Cartogramas do mundo...

Worldmapper - População mundial
O cartograma apresentado mostra o tamanho de cada país em função da sua população...

Este mapa, e muitos outros, é disponibilizado por um grupo de investigadores, com o apoio de várias entidades, tendo em conta vários temas. A área de cada país é, então, relacionado com os respectivos valores desse tema.

Os cartogramas podem ser visualizados por categoria ou por índice e podem ser vistos em formato PNG ou PDF.

<link>
Worldmapper
Cartogram
</link>

20061123

Como desenhar um croqui de polícia

Sempre sonhaste ser polícia? Especialmente na hora da Balada de Hill Street, do NYPD Blue ou do CSI? Então isto é para ti.

Agora já podes ir treinando em casa como desenhar os croquis dos bad guys. Para isso, basta utilizares o Ultimate Flash Face.

Como desenhar um croqui de polícia
<link>
Ultimate Flash Face
</link>

20061117

Cavalete para corte de lenha

Fotgrafia do cavalete já terminado e pronto a ser utilizadoPara quem mora fora da cidade e necessita de lenha para alimentar a lareira por forma a providenciar calor durante os dias frios de Inverno, mais cedo ou mais tarde, vai ter de cortar a dita lenha. Venha ela em troncos grosso ou simples ramos esguios.

Para qualquer um dos casos, uma pessoa rapidamente chega à conclusão que não é nada fácil andar a cortar lenha sem ser num apoio condigno.

Por essa razão decidi construir um cavalete de apoio que me facilitasse o corte de lenha.

Antes de iniciar a fase de construção, foi necessário efectuar uma análise profunda e ponderada aos vários tipos de cavaletes que fui encontrando através de pesquisas na internet.

Dos vários tipos de cavalete encontrados tentei optar por um que fosse relativamente leve, fácil de arrumar (de preferência com eixo basculante), que desse tanto para troncos médios como para ramagem e, especialmente, de fácil construção.

Como não encontrei nenhum que fosse totalmente a meu gosto, decidi desenhar e construir um que aglomerasse as ideias principais dos vários modelos encontrados na internet.

Após o desenho base estar delineado tive de encontrar madeira que correspondesse às medidas definidas. Com um bocado de sorte descobri que tinha em casa uma palete de transporte de mercadoria: cada pedaço de madeira tinha o comprimento e espessura ideais, 90cm x 10cm x 2cm.

Sendo assim, o material necessário para a construção do cavalete é:Seguidamente passa-se à construção propriamente dita:
  1. serrar 10cm a 4 painéis de madeira, de modo a ficarem com um comprimento de 80cm
  2. Medidas dos painéis para o cavalete
  3. marcar e cortar os restantes 6 painéis de madeira, utilizados para as pernas do cavalete, com as medidas definidas na imagem ao lado
  4. perfurar os 6 painéis, que compõem as pernas do cavalete, com a broca de 10mm de diâmetro a 55cm da base e ao centro (5cm da lateral)
  5. unir os 6 painéis dois-a-dois (como se pode ver na fotografia do cavalete, no início do post) com os parafusos de 60mm de comprimento, não esquecendo as anilhas: uma entre a cabeça do parafuso e a madeira, uma entre os dois painéis de madeira e uma mais entre a madeira e a porca
  6. opcionalmente pode-se perfurar cada um dos restantes 4 painéis, com a broca de 1.5mm de diâmetro e nos pontos definidos na imagem com as medidas, de modo a faciliar o aparafusar os painéis de suporte aos pés do cavalete - note-se que o esquema de perfuração dos painéis de suporte não é (propositadamente) centrado, visto que de cada lado do cavalete os painéis são aparafusados a pés diferentes!
  7. fechar os pés e colocá-los no chão, de lado, à distância necessária para ser possível aparafusar os painéis de suporte
  8. aparafusar dois painéis na lateral dos pés, à distância definida e nos pontos de união definidos - não esquecer que estes painéis são fixados a apenas 3 dos pés da estrutura e todos do lado esquerdo da estrutura!
  9. rodar a estrutura por forma a que a face virada para cima seja a face sem painéis de suporte.
  10. aparafusar o segundo conjunto de 2 painéis de suporte à estrutura - há que ter em conta que este segundo conjunto de painéis de suporte é aparafusado aos restantes três pés que ainda não estão fixados a painés de suporte
  11. dar um bom aperto aos parafusos sextavados, abrir o cavalete já finalizado e contemplar a obra feita ;-)
Como se pode ver na fotografia (no início do post), o cavalete teve de ser utilizado quase imediatamente: no dia seguinte :-P

Afinal de contas, há que testar o material para comprovar a durabilidade, resistência, se é prático e se realmente valeu a pena o planeamento e construção do mesmo. A minha sincera opinião, embora parcial, é que está muito bom para uma estrutura feita em cerca de 1h30 (o corte dos painéis foi feito com serrote manual) e com um custo de cerca de 10 €, exceptuando os painéis de madeira. Quanto a outras pessoas que já o utilizaram: ainda ninguém apresentou queixas!

Modelo do cavalete, para o Google SketchupDurante a minha procura por planos de construção de cavaletes também passei pela 3D Warehouse, do Google Sketchup, e notei que ainda não existia nenhum modelo para a construção de um cavalete. Por isso, coloquei mãos à obra (uma vez mais) e transpus, o que havia construído, para um modelo tridimensional com o Google Sketchup. O resultado foi o que pode ser visto na imagem ao lado. Para mais, caso utilizem o Google Sketchup, o modelo está disponível para download aqui, ou clicando na imagem.

Finalmente, para quem queira ver algumas fotos do cavalete já construído (aberto, fechado, ...) pode aceder ao albúm disponibilizado, aqui ou clicando na imagem abaixo.

<link>
Modelo do cavalete para Google Sketchup
Google Sketchup
Sketchup
Google Sketchup 3D Warehouse
</link>

20061115

Andar sobre "água"...

, ou quase... O programa televisivo espanhol El Hormiguero, do canal Cuatro, tem uma secção sobre ciência onde é demonstrado, ou pelo menos tentado, que a ciência além de ser educativa também pode ser divertida.

O que nos é apresentado no clip seguinte é a demonstração de como é possível "andar" sobre um líquido.



Este tipo de líquidos são denominados Dilatant Materials e são descritos como fluídos para os quais a viscosidade aumenta com o aumento da presão aplicada sobre a sua superfície: quanto maior a pressão aplicada mais se parece com um sólido.

A forma mais fácil de conseguir este tipo de material é através da mistura de amido e água, também conhecido como oobleck, o que nos é apresentado no clip.

<link>
La ciencia de Flipy
Dilatant Material
Shear stress
Cornstarch
Oobleck
</link>

20061110

Remembrance Day

Remembrance DayAmanhã, dia 11 de Novembro, é honrado o Remembrance Day (Dia de Lembrança ou de Recordação). Neste dia é comemorado o sacrifício de militares e civis durante a 1ª Guerra Mundial e outras guerras. É comemorado neste dia devido ao facto de a 1ª Grande Guerra ter terminado oficialmente (em França e na Grã-Bretanha), de o armistício se ter tornado efectivo, no dia 11 de Novembro de 1918 às 11h00.

Na maior parte dos países que celebram o Remembrance Day, às 11h00 do dia 11 de Novembro são observados 2 minutos de silêncio: 1 minuto pela 1ª Guerra Mundial e 1 minuto pela 2ª Guerra Mundial e outras guerras.

Todos os anos, durante o mês de Novembro, vêem-se "nascer" papoilas nas lapelas e golas de muitas pessoas, nomeadamente de habitantes de países anglófonos pertencentes à Commonwealth of Nations. Neste caso, a papoila é utilizada como símbolo de lembrança/recordação, como um pedido visual para que nunca nos esqueçamos dos homens e mulheres caídos em batalha. É utilizado este símbolo por causa da grande quantidade de papoilas que floresciam em alguns dos piores campos de batalha da Flandres (Bélgica), durante a 1ª Guerra Mundial.

A significância da papoila é, em grande parte, devido ao poema escrito por John McRae, Médico Tenente-Coronel do exército Canadiano: In Flanders' Fields.
In Flanders fields the poppies blow
Between the crosses, row on row,
That mark our place; and in the sky
The larks, still bravely singing, fly
Scarce heard amid the guns below.

We are the Dead. Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved, and were loved, and now we lie
In Flanders fields.

Take up our quarrel with the foe:
To you from failing hands we throw
The torch; be yours to hold it high.
If ye break faith with us who die
We shall not sleep, though poppies grow
In Flanders fields.

<link>
Remembrance Day
John McRae
Poema In Flanders' Fields
Lest We Forget (Vídeo)
Flanders Field
Flandres
The Royal Canadian Legion
Commonwealth of Nations
Música baseada no poema In Flanders' Fields (transferir o MP3)
1ª Guerra Mundial
2ª Guerra Mundial
Armistício
</link>

20061107

Uma campainha de incêndio ao acordar

Fire Bell Alarm ClockNo seguimento de um post anterior, relativo a um método inovador para um suave despertar, eis que surge um novo método.

Desta feita, e não tão suave como o anterior, é apresentado o Fire Bell Alarm Clock (ver imagem) pela Splisbury.com.

Segundo o fabricante, "É impossível ignorar este despertador! O despertador, com o formato de uma campainha de alarme de incêndio, é BARULHENTO! Tem um mostrador LCD e a possibilidade de adiar o alarme (snooze)."

Necessita 3 pilhas AAA (não incluídas) e custa a módica quantia de $14,95 (11,76 €).

Devido ao elevado volume sonoro debitado pelo alarme não é aconselhada a sua utilização em apartamentos, casas geminadas ou casas em banda!

<link>
Fire Bell Alarm Clock
Splisbury.com
</link>

20061106

Your Name Into Space...

é o nome da iniciativa patrocinada pelo MIT e pelo Georgia Tech onde é dada a possibilidade de se comprar espaço publicitário, ao centímetro quadrado, num satélite académico a ser lançado em 2010.

Your Name Into Space
No total existem 121.866 cm2 disponíveis dentro e fora do satélite (que tem quase a altura de uma máquina de lavar roupa e o comprimento de um Ford Focus), e os preços variam consoante a localização desejada: desde $35/cm2 até $250/cm2.

Para saber mais terão de visitar o site do Your Name Into Space.

<link>
Your Name Into Space
MIT
Georgia Tech
</link>

Drop Spots

Drop Spots
O Drop Spots é um simples jogo social: esconde-se pequeno presentes num local público (ainda que parcialmente afastado do olhar directo), partilha a localização através do Google Maps e, então, alguém sortudo pode ficar com esse presente - e é encorajado a repetir o gesto: deixar um outro presente no mesmo local para que outra pessoa tenha direito a encontrar um presente.

Para saber mais, podem-se ler as perguntas e respostas do Drop Spots.

Pelos visto, também há Drop Spots em Portugal.

<link>
Drop Spots
Drop Spots em Portugal
</link>

20061103

Adopta um micróbio

Adopt a microbe
O 'Adopt a Microbe' é um blog onde nos são apresentados vários tipos de bactérias, vírus e parasitas utilizando uma abordagem diferente do habitual: além da normal apresentação e localização, é também mostrado um boneco desenhado tendo como base o nome científico do organismo/entidade.

<link>
Adopt a microbe
Microbe @ Wikipedia
Virus @ Wikipedia
Parasite @ Wikipedia
</link>

20061102

O problema de quem escreve num blog

Primeiro:
- Ninguém lê o meu blog.
- Isso é porque não tens um.

gapingvoid
Depois:
- Comecei um blog.
- Vou continuar a ignorar-te.

gapingvoid
<link>
gapingvoid
</link>