20070131

A matemática dos pecados

A matemática dos pecadosvia Joey deVilla's Personal Blog

Na imagem apresentada em cima podemos ver o que acontece quando se mistura a matemática com os sete pecados mortais.

Primeiro, atribuir uma letra a cada um dos pecados
  • A - Luxúria
  • B - Gula
  • C - Avareza
  • D - Perguiça
  • E - Ira
  • F - Inveja
  • G - Orgulho
Posteriormente, enunciar as combinações (sem repetição) entre os vários pecados. Dessa forma, temos o seguinte resultado:
  • AB - Roupa interior comestível
  • AC - Prostituição
  • AD - Rapidinha
  • AE - Violência doméstica
  • AF - Adultério
  • AG - "Mulher troféu"
  • BC - O último donut
  • BD - Sábado
  • BE - Bulímia
  • BF - Metabolismo rápido
  • BG - Homens gordos em calções de banho da Speedo
  • CD - Esquemas de enriquecimento rápido
  • CE - Roubos
  • CF - Publicidade
  • CG - Símbolos exteriores de riqueza
  • DE - Agressão passiva
  • DF - Fundo de desemprego
  • DG - "Faz-nada"
  • EF - Malícia
  • EG - Pugilismo
  • FG - 2º lugar
Bem, com estes tipos de combinações decerto que vamos todos parar ao Inferno!

<link>
The "Seven Deadly Sins" Combo Chart
Sete Pecados Mortais @ Wikipedia
Seven Deadly Sins @ Wikipedia
</link>

20070125

Crise dos 40

Crise dos 40Na passada sexta-feira, 19 de Janeiro de 2007, fui ver a peça de teatro Crise dos 40. Até aqui nada de estranho!

O que mais difere do normal é o facto de a peça ter estado em cena na cidade de Ourém, onde a fui ver.

Para variar "um pouco" foi possível ver o cine-teatro de Ourém completamente cheio.

Lotação Esgotada. SOLD OUT.

Algo que não é normal acontecer, nem com as sessões de cinema (só ao fim-de-semana!)... se bem me lembro, a útima vez que vi tal enchente foi durante a exibição do filme O Crime do Padre Amaro - que, pela qualidade do filme , não valeu os 3,50€ gastos...

Mas, voltando ao que interessa, e peça estava muito bem montada. Os diálogos, bons de ouvir. Os usuais improvisos, muito bem encaixados: coitado do Adão (dos móveis) lá ficou com as orelhas quentes de tanto se dizer o nome dele; a piada da Repsol, por causa do blazer laranja, também caiu bem (especialmente aos actores). Para mais, o blog Nada de Especial tem um excelente resumo da peça.

Resumindo, foram 2 horas muito bem passadas e, sinceramente, serviu para mostrar a muita gentinha de Ourém que vale a pena investir em cultura de qualidade.

Agora, só falta alguém decidir diminuir o intervalo de tempo entre o lançamento e a exibição dos filmes no cine-teatro de Ourém!

[ edit 20070126 ]
O jornal Notícias de Ourém publica hoje um artigo sobre a apresentação da 'Crise dos 40' no cine-teatro de Ourém.
[ end edit ]

<link>
Crise dos 40 @ * Em Cena *
Crise dos 40 @ Nada de Especial
</link>

Nova utilização para o microondas

MicroondasAparentemente, os comuns microondas servem para mais que aquecer ou cozinhar comida.

Investigadores da University of Florida (E.U.A.) descobriram que é possível esterilizar rapidamente esponjas, esfregões, escovas e panos de cozinha (conhecidos por serem meio de transporte para os mais variados tipos de bactérias e vírus) colocando-os no microondas.

Isto quer dizer que todas as pessoas que tenham um microondas na cozinha, têm também uma poderosa arma contra E. coli, salmonella e outras bactérias ou vírus capazes de colocar a saúde em risco.

Para que a esterilização seja efectuada bastam 2 minutos dentro do microondas, na potência máxima. Esta operação garante que mais de 99% dos patogénicos existentes sejam destruídos.

[ edit 20070125 ]
AVISO
  • de modo a minorar o risco de incêncio, quem quiser esterilizar esponjas em casa terá de garantir que a espoja está completamente molhada;
  • 2 minutos dentro do microondas é o suficiente para a esterilização;
  • as esponjas não podem conter metal;
  • finalmente, há que ter cuidado ao retirar a esponja do microondas, uma vez que a esponja estará quente!
[ end edit ]

<link>
Microwave oven can sterilize sponges, scrub pads @ Science Blog
Zap the Bugs @ University of Florida
Microwave oven @ Wikipedia
</link>

20070123

Propaganda alimenta os pobre de espírito!

Loja do CidadãoUma vez mais a propaganda governamental é publicitada com a normal indiferença da população em geral, sem haver a mínima contestação!

Foi recentemente anunciado a criação de "lojas do cidadão itenerantes", que poderão levar os serviços prestados a zonas mais afastadas dos centros urbanos. Até aqui, na da contra, o problema vem à superfície quando acedemos ao site da Loja do Cidadão e reparamo que a lista de lojas se resume a apenas 10 (incluíndo 2 em Lisboa).

Ora, como é não nos podemos deixar de indignar quando são apresentadas este tipo de iniciativas quando não existe uma Loja do Cidadão, pelo menos, em cada capital de distrito?

Para mais, antes de se avançar com a dita proposta devia-se, também, avaliar a viabilidade de colocar uma Loja do Cidadão em cada capital de Concelho.

Sim, talvez seja um dispêndio enorme construir uma Loja do Cidadão por cada capital de Concelho, mas pelo menos não seria itenerante, nem seria uma Ota ou um TGV!

<link>
Loja do Cidadão
</link>

20070122

Joalharia científica

Brincos com o formato de moléculas
Algum tempo depois dos brincos com USB, aqui estão uns novos brincos. Desta vez com o formato de moléculas: desde o chocolate à serotonina!

Uma boa forma de misturar a ciência com a moda.

<link>
Brincos com o formato de moléculas
</link>

Sobre drogas, medicamentos e venenos

Drugs and Poisons Blog
Numa sequência ao meu post sobre os micróbios, o blog Drugs and Poisons é um óptimo recurso para sabermos mais sobre o que se vai ingerir depois de uma ida ao médico e consequente compra da respectiva medicação.

No blog podemos também encontrar informação sobre medicação que nunca chegou a ser comercializada e o porquê de tal ter acontecido.

<link>
Drugs and Poisons
</link>

Jogos de computador como decoração (I)

Pac-Man Bathroom
<link>
Pac-Man Bathroom by ToxicKaty
</link>

20070117

Jogos de computador + orquestra

Video Games LiveHá muito que se diz que os jovens de hoje-em-dia não ligam à música erudita (dita clássica). Talvez seja verdade.

No entanto, não nos podemos esquecer que esse tipo de música teve os seu auge há já muito, muito tempo e que quase nada tem sido feito para a dinamizar, para que a sua disseminação seja abrangente, para que se arranjem novos ouvidos por onde ela possa entrar.

Por esse mundo fora, alguns crâneos da música erudita têm tentado (e com algum sucesso) agitar as águas estagnadas em que se encontra o estado da música erudita. Nomeadamente, Hiroaki Yura (Austrália, Eminence Symphony Orchestra), Tommy Tallarico e Jack Wall (E.U.A., Video Games Live), Rob Hubbard e Jeroen Tel (Holanda, C64 Orchestra), Andy Brick (Alemanha, Symphonic Game Music Concerts), Koichi Sugiyama et al (Japão, Orchestral Game Concert).

E o que têm feito é algo bastante simples: transpôr para os dias de hoje a antiga forma de compor encontrada nas grande orquestrações clássicas. Mas têm-no feito com um ligeiro twist: pegam na banda sonora de jogos de computador e criam a orquestração. Desde os jogos antiguinhos (criados para o Spectrum ou C64) às mais recentes produções (para XBox ou PS3).

Depois disso feito, a forma de promoção varia consoante os orçamentos envolvidos. E estes variam dos mais parcos (C64 Orchestra) aos mais gordos (Video Games Live).

A forma como são apresentados ao público também varia com valor dos orçamentos, desde pequenos concertos em salas pequenas até às grandes produções ao estilo de Hollywood, com grandes espectáculos audiovisuais.

E como exemplo aqui fica um bocadinho da C64 Orchestra:

© C64 Orchestra

Relativamente a Portugal, se algo está a ser feito, não se vê! Mesmo que se visse, como "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem", a probabilidade é pequena para que um concerto deste tipo se realize sem ser no Pavilhão Atlântico ou no Campo Pequeno.

O que não quer dizer que não existam condições em salas de espectáculo sem ser em Lisboa! Vejam-se os exemplos do renovado Theatro Circo (Braga), José Lúcio da Silva (Leiria), Teatro Virgínia (Torres Novas) e muitas outras que existem por esse país fora.

<link>
C64 Orchestra @ MySpace
Video Games Live @ Wikipedia
Symphonic Game Music Concerts @ Wikipedia
Chamber Music Game Concert @ Wikipedia
Dear Friends: Music From Final Fantasy @ Wikipedia
Orchestral Game Concert @ Wikipedia
Play! A Video Game Symphony @ Wikipedia
Eminence Symphony Orchestra @ Wikipedia
</link>

Topónimos complicados

Fucking (Austria)Desde o início dos tempos que os nomes de localidades e lugares têm a sua origem em várias circunstâncias, ocorrências, pessoas, etc.

No entanto, há sempre alguns nomes que se destacam dos demais, e quase sempre por razões depreciativas. Ora vejamos:
Embora sejam inofensivos para os nativos das localidades, os problemas normalmente surgem por parte dos visitantes ocasionais (que ajudam a propagar a notícia) e por parte dos turistas de ocasião (que apenas visitam com o propósito de causar problemas).

Os problemas que surgem resumem-se ao roubo das placas de sinalização α da localidade, o que não deixa de ser um enorme encargo para as autarquias.

Portanto, aqui fica o aviso: quando fundarem uma nova localidade tenham em atenção se o nome proposto tem um significado depreciativo numa outra língua que não a de origem.

α - o roubo de placas de sinalização de trânsito (e outras) é prática comum entre os universitários portugueses, especialmente depois de noitadas bem regadas.

<link>
Toponímia @ Wikipedia
Place names with english meanings @ Wikipedia
</link>

20070112

Barco flutuante...


via Boing Boing

No clip podemos ver um pequeno barco, feito de folha de alumínio, a flutuar "no ar". O que se passa, na realidade, é que o aquário foi preenchido com o gás Sulfur Hexafluoride (SF6), que é 5,11 vezes mais denso que o ar.

Além de não ser tóxico, embora os seus subprodutos o sejam, faz com que a voz de quem respire o gás fique mais grave, embora perigoso devido a ser mais denso que o ar. Ou seja, o efeito oposto ao do Hélio!

<link>
Toy boat floats on dense, invisible gas @ Boing Boing
Sulfur Hexafluoride @ Wikipedia
</link>

F1 em Portimão?

Fórmula 1 - Tiago MonteiroNo passado dia 9 foi noticiado no site GrandPrix.com que tinha sido dada luz verde ao projecto de construção, em Portimão, de um empreendimento que engloba uma pista de Fórmula 1, um hotel de 5 estrelas com 200 quartos, 160 apartamentos e um centro de desenvolvimento tecnológico (vocacionado para a indústria automóvel).

O projecto está orçado em 250 milhões de dólares (cerca de 192 milhões de euros) e a empresa promotora do projecto, a Parkalgar, aponta para Setembro de 2008 como data de finalização do mesmo.

Aparentemente, já foram reservados 2 lotes num total de 800 acres (cerca de 320 hectares) para o novo autódromo e, além disso, a Assembleia Municipal de Portimão concedeu à Parkalgar 10 anos de dispensa do pagamento de imposto municipal e rendas baixas para os terrenos em questão.

Os promotores esperam conseguir atrair, além dos portugueses, os fãs espanhóis, o que é facilitado pela existência da A22 (Via do Infante).

Agora pergunto eu, se isto vier mesmo a acontecer, o que vai acontecer ao Autódromo Fernanda Pires da Silva (vulgarmente conhecido por Autódromo do Estoril)?

<link>
Watch out for Portimão
Fórmula 1 @ Wikipedia
</link>

20070109

Porque é que o pato atravessou a estrada?

Porque é que o pato atravessou a estrada?Como podem ver, o título é uma ligeira variação da piada em inglês Why did the chicken cross the road?.

Quanto à resposta para a pergunta colocada, pode ser uma de várias:
  • Para chegar ao outro lado (a mais comum)
  • Para assustar os condutores
  • Pela adrenalina
  • Para cometer suicídio
  • Porque está bêbedo
Apesar das opções apresentadas, acho que o pato se conseguiu safar. E porquê? Eu passo a explicar...

Ontem, por volta da 8h15 da noite, ia eu a caminho de casa (vindo do trabalho), logo após ultrapassar um camião e de já circular a cerca de 90km/h, quando de repente vejo uma pequena sombra mesmo no meio da estrada - não no meio da faixa de rodagem, mas mesmo em cima das riscas de separação das faixas de rodagem. À velocidade que ia mal deu para ver o que era. Mesmo assim, deu para vislumbrar o bico amarelo e a cabeça e pescoço verde escuro e brilhante (parecido com o da foto).

O que interessa é que o pouco que me desviei para a direita foi o suficiente para não acertar no coitado do pato... quanto aos outros veículos que circulavam atrás de mim, não sei. Assim, fiquei sem saber o que teria acontecido ao bicho.

No entanto, como sabia que ia passar por lá hoje, fiquei na expectativa. Teria o pato sobrevivido à sua aventura?

Assim, hoje de manhã, ao conduzir pelo local vi que não havia vestígios do pato. Nem na estrada, nem nas imediações. O que me levou a concluir que: ou o pato sobreviveu e seguiu a sua pacata vidinha; ou alguém parou e o apanhou para fazer um belo arroz de pato...

<link>
Pato @ Wikipedia
Why did the chicken cross the road? @ Wikipedia
Arroz de pato
</link>

20070105

Ano novo, vida nova!

Com cada novo ano, normalmente vêm as resoluções e a esperança de haver algumas mudanças.

As mudanças mais usuais é o emagrecer, fazer mais exercício físico e deixar de fumar, para uns. Para outros serão outras coisas...

Relativamente ao exercício físico, aqui fica uma tira (quase) inteligente

Get Fuzzy - Exercise bike + Jogging
Gato (G.) - Essa é a tua bicileta de exercício?
Cão (C.) - Sim! É para fazer jogging.
G. - Jogging?
C. - Podes montá-la e pedalar para que eu possa correr atrás de ti?
G. - Anormal.
<link>
Get Fuzzy
</link>

20070102

Zyzzyx Road

Zyzzyx RoadZyzzyx Road é o nome de um filme com produção independente, realizado em 2005 e em Fevereiro de 2006 (e apenas durentes 6 dias) foi colocado numa sala de cinema. Sim, leram bem, NUMA SALA DE CINEMA.

O filme esteve em exibição em apenas uma sala de cinema, em Dallas, no Texas (EUA).

Mas o que coloca este filme em alguns locais noticiosos, sobretudo cinéfilos, não é o enredo, nem os actores e muito menos os efeitos especiais. Este filme é notícia devido ao encaixe de bilheteira conseguido durante os seus seis dias de exibição: a bela soma de $30! Sim, trinta dólares, o que em euros dá cerca de 22,73€.

Ou seja, fica no ar a questão: até que ponto compensa a uma produtora continuar a investir em filmes de tão baixa qualidade? Será que compensa fazer filmes que tenham distribuição directa para DVD?

Mas uma coisa é verdade, com o preço dos bilhetes de cinema cada vez mais altos e a qualidade dos filmes a baixar, as distribuidoras bem podem continuar a culpar o download de filmes a partir da internet com software P2P...

<link>
Zyzzyx Road
Zyzzyx Road @ IMDb.com
Zyzzyx Road @ Wikipedia
Zyzzyx Road @ BoxOfficeMojo.com
</link>