20070226

NHL para NBA em 3 minutos

NHL para NBA em 3 minutos
O Air Canada Centre é um pavilhão polidesportivo, localizado em Toronto, onde normalmente jogam as equipas Toronto Maple Leafs (hóquei no gelo, NHL), Toronto Raptors (basquetebol, NBA) e Toronto Rock (lacrosse, NLL). As instalações também albergam um teatro onde são apresentados concertos, musicais e peças teatrais.

Ao clicar na imagem é apresentado um vídeo de 3 minutos com a conversão da arena de hóquei no gelo para o campo de basquetebol, gravado ao longo de 16 horas.

Aqui podemos ver o que acontece quando acaba um jogo de hóquei no gelo e é efectuada a transformação: o que acontece ao gelo, de onde vem o chão do campo de "basquete", de onde vêm os lugares extra... uma tarefa que é efectuada ao longo de cerca de 10 horas por uma equipa de 20 a 25 trabalhadores!

No entanto, a conversão não é feita apenas entre hóquei no gelo e basquetebol, também é feita para lacrosse e para concertos. Ou seja, nunca há descanso.

<link>
Night moves at the ACC @ Toronto Star
NHL para NBA em 3 minutos @ Toronto Star
Air Canada Centre
Air Canada Centre @ Wikipedia
</link>

20070222

A última luz das lâmpadas incandescentes...

... na Austrália, dentro de 3 anos!

Segundo foi anunciado pelo Ministro do Ambiente do Governo Federal da Austrália, no passado dia 20 de Fevereiro, a transição de lâmpadas incandescentes para lâmpadas fluorescentes compactas estará terminada dentro de 3 anos.

A medida não será aplicada apenas em edifícios públicos, mas sim em todas as habitações australianas. Ou seja, em 2010 deixarão de ser vendidas lâmpadas incandescentes na Austrália!

Com isto, passará a ser utilizada apenas cerca de 1/5 da energia necessária, hoje em dia, para obter a mesma iluminação.

Esta decisão foi tomada devido à necessidade de adoptar novas medidas para fomentar a eficiência energética, entre as quais a redução da emissão de gases de estufa.

Com esta medida, o Governo australiano, espera que em 2012 seja possível haver uma redução de 800 000 toneladas às emissões anuais de gás para a atmosfera.

<link>
Light bulbs get the flick @ News.Com.Au
Incandescent light bulb @ Wikipedia
Compact fluorescent lamp @ Wikipedia
</link>

Um slogan a favor da reciclagem...

Um slogan a favor da reciclagem...© 2006, Ana Crisan
São necessários 7 anos para que 9 árvores sejam transformadas em apenas um rolo de papel higiénico!

Sim, dá que pensar... Portanto, toca a reciclar!

<link>
7 years... think about it... @ Flickr
Recycling @ Wikipedia
Sociedade Ponto Verde
</link>

20070216

Não existem perquntas estúpidas, apenas pessoas estúpidas!

Uma tira engraçada para o fim-de-semana.

Não existem perquntas estúpidas, apenas pessoas estúpidas!© 1998, User Friendly by Illiad
Assistência - Asistência técnica, fala o Greg.
Cliente - Olá. É preciso comprar selos para enviar correio electrónico?
A. - Não... não, minha senhora. Não necessita de comprar selos para enviar correio electrónico.
C. - Ok. Adeus.
Colega - Mais uma perqunta estúpida?
A. - Não existem perguntas estúpidas, apenas pessoas estúpidas!
Bom fim-de-semana :-D

<link>
UserFriendly Comic for 1998-07-15
</link>

20070214

O calendário de 2007 da má usabilidade

Usabilidade é o termo que define a facilidade, ou falta dela, em utilizar uma determinada ferramenta.

No mundo das aplicações informáticas (desktop ou web) o termo aplica-se à componente relativa à utilização da interface gráfica, ao que é dado aos utilizadores para interagirem com a aplicação.

Como a quantidade de maus exemplos de usabilidade é tanta, houve quem se desse ao trabalho de fazer um calendário onde cada mês é apresentado como um exemplo de má usabilidade.

Além disso, ainda houve alguém que o traduziu para português...


<link>
Calendário da Má Usabilidade
Usability @ Wikipedia
</link>

Cuidado com o que dão aos vossos gatos!

Cuidado com o que dão aos vossos gatos!Uma pessoa está sempre a aprender...

Sabiam vocês que os gatos podem morrer se ingerirem paracetamol? Eu não sabia, mas aparentemente os gatos são hiper-sensíveis ao dito componente.

São sensíveis ao ponte de uma pequena quantidade de paracetamol ditar o seu fim!

O paracetamol não é mais que um analgésico e antipirético. Mas é mais conhecido pelo nome das marcas que fabricam medicamentos onde o princípio activo é o paracetamol: Tylenol, Panadol, Benuron, Dafalgan, ...

<link>
Can I use Tylenol to kill a cat? @ Drugs and Poisons
Tylenol @ Wikipedia
Paracetamol @ Wikipedia
Marcas de medicamentos com paracetamol @ Wikipedia
</link>

20070212

Em Leiria, sentiu-se!

Sismo de 6.1 (Richter) ao largo de Portugal
Hoje de manhã, mais precisamente às 10h35 (segundo o Instituto de Meteorologia), ocorreu um sismo ao largo de Portugal continental, a cerca de 160Km a SW do Cabo de S. Vicente (Latitude 36,07; Longitude -10,29).

O sismo teve uma magnitude de 5.8 da escala de Richter e, na cidade de Leiria, senti-o!

Posso dizer que não é uma sensação muito agradável... especialmente quando se tem percepção de que o que está a acontecer não é devido a nenhum camião que vai a passar na rua, mas sim devido a um sismo.

A única coisa a fazer é estar preparado para sair do edifício, o mais rápidamente possível e de forma ordeira, para campo aberto (que, por acaso, até há aqui em frente).

Felizmente, isso não foi necessário. Tão depressa como chegou, também se foi!

<link>
Actividade Sísmica em Portugal
</link>

20070208

O que é a Web 2.0?

O que é a Web 2.0?

A resposta para esta pergunta anda a ser procurada há já algum tempo. Nomeadamente, desde que, em 2004, a O'Reilly Media criou a conferência com o mesmo nome, onde foi discutida a transição de serviços web para uma segunda geração, focando a colaboração online e a partilha entre utilizadores: a web social!

A definição exacta continua em debate. Desde os mais aguerridos defensores aos que desdenham a existência do próprio termo, poucos deixam para trás a oportunidade de dar a sua opinião.

Até que, no passado dia 31 de Janeiro, Michael Wesch (antropólogo) adicionou o clip, entitulado Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us, no Youtube.

Até ao momento, e segundo uma grande variedade de sites, o clip que melhor explica como funciona a Web 2.0 e do que é constituída.

Mas, o melhor, é serem vocês mesmos a comprová-lo...

O mais engraçado, é que o surgimento deste clip não se deve ao trabalho de alguém que está directamente relacionado com o desenvolvimento e crescimento desta nova fase da web, mas sim ao trabalho de um antropólogo!

<link>
Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us @ YouTube
Web 2.0 @ Wikipedia
What Is Web 2.0 by Tim O'Reilly
</link>

20070207

Jogos de computador fazem bem

Os jogos de computador (de vídeo, de consola, ...) já foram apelidados de quase tudo: demónicos, desencaminhadores, antisociais, viciantes, etc.

Para mais, se tivermos em conta os estudos que têm sido efectuados, desde o surgimento dos jogos de computador, as opiniões divergem ainda mais.

No entanto, nos últimos meses têm aparecido alguns artigos que vêm contrariar o pensamento mais tradicional sobre o jogos de computador ou, pelo menos, clarificar os porquês de algumas reacções de quem os joga.

Segundo um artigo do Science Daily, e relativamente a jogos que são viciantes e dos quais é difícil deixar de depender (tanto crianças como adultos), uma situação bastante comum hoje-em-dia, mas uma situação que acontece por uma razão apenas: motivação. Devido a necessidades psicológicas afectas aos humanos em geral.

O estudo abordado afirma que as pessoas gostam de jogar porque se sentem psicologicamente satisfeitas ao fazê-lo. Porque o bem-estar psicológico é atingido quando um jogo providencia oportunidades de progressão, liberdade e contacto com outros jogadores.

Por outro lado, o jornal Toronto Star noticia a utilização de jogos de vídeo como forma de obrigar o corpo a movimentar-se. Neste caso, os jogos de vídeo são utilizados como método de recuperação por uma criança com paralisia parcial do lado esquerdo do corpo, limitando a movimentação da mão e braço.

São utilizados jogos alterados, recorrendo a uma Playstation2 e uma câmera com sensor de movimento, que obrigam os jogadores a "trabalhar" o lado mais fraco do corpo.

Continuando com os benefícios para a saúde, no site 2Old2Play é noticiado um estudo onde chegaram à conclusão que quem joga jogos de acção regularmente (cerca de 1 hora por dia) consegue ter uma melhor reacção a estímulos visuais.

Resumindo, ao passarmos algum tempo a jogar satisfazemos o nosso ego, melhoramos a nossa coordenação motora e a nossa acuidade visual.

<link>
A Reason Why Video Games Are Hard To Give Up @ Science Daily
Rehab child's play with video game @ Toronto Star
Playing Games Betters Eyesight @ 2Old2Play
</link>

Métodos para facilitar a multiplicação

Aqui ficam dois métodos para facilitar o cálculo de uma multiplicação, especialmente quando não há uma calculadora por perto ;-)




<link>
Multiplication @ Wikipedia
</link>

20070205

A casa de gelo

Microsfot Ice House in TorontoDurante a passada semana esteve em "exposição" uma Casa de Gelo na baixa de Toronto, na Dundas Square (junto à entrada do Eaton Centre). E porquê?, perguntam vocês. A resposta é simples: pela Microsoft para o lançamento do novo sistema operativo, o Windows Vista, e da nova versão do Microsoft Office, o 2007.

Era uma humilde casa construída com 122 toneladas de gelo e com 167 metros quadrados de área, onde foram constavam uma cozinha, uma sala de jantar, escritório, sala de estar (ver imagem acima), 2 quartos e casa de banho. Há que notar o facto de todas as divisões estarem interligadas e equipadas com televisão e computador. Visitável das 10 da manhã às 7 da tarde.

O que se pode dizer: o verdadeiro stunt promocional!

Em contrapartida, deste lado do Atlântico, tivemos direito a ver o Simão Sabrosa "comprar" um Windows Vista + Office 2007

<link>
Microsoft Ice House in Toronto @ Flickr
The Ice House that Gates Built @ Torontoist
</link>

20070202

Quanto ganhará este homem?

Presidente do World BankO senhor na foto, aqui lado, não é mais, nem menos, que Paul Wolfowitz, o Presidente do World Bank. A foto foi tirada à saída de uma mesquita, na Turquia, durante uma visita de 2 dias.

Olhando para a foto, em especial para os buracos nas meias, ninguém pensaria que o senhor tem um salário de $391 440, ou cerca de 301 820€ (valores de 1 de Junho de 2005).

É óbvio que deve haver alguma explicação para o sucedido: podia não haver lojas de confiança na Turquia; o homem é mesmo poupadinho; transpira muito dos pés, por isso gosta de os ter bem arejados (os pés); quis mostrar o quanto está empenhado em solucionar os problemas do Mundo; a secretária, como retaliação por não lhe ter sido aumentado o salário, apenas lhe meteu meias rotas na mala e aquele par era o que estava em melhor estado;

Independentemente das suas razões, apenas podemos esperar que a sua administração do World Bank não esteja a ser como as suas meias: cheia de buracos!

via Joey deVilla's Personal Blog

<link>
World Bank
World Bank @ Wikipedia
Paul Wolfowitz
Holes found in Wolfowitz's style
Maybe It's the Style at the World Bank
</link>

O porquê de o pessoal técnico ganhar menos que os gestores

Engenheiros, cientistas e técnicos quase sempre ganham menos que gestores.

Ora aqui está a prova científica da razão pela qual isso é uma verdade:
Postulado 1: Conhecimento é Poder (ou Força).
Postulado 2: Tempo é Dinheiro.

Como qualquer engenheiro sabe (ou devia saber), Força = Trabalho/Tempo
Uma vez que Conhecimento = Poder e Tempo = Dinheiro, temos Conhecimento = Trabalho/Dinheiro
Resolvendo de modo a obtermos o valor de Dinheiro: Dinheiro = Trabalho/Conhecimento

Assim, à medida que o Conhecimento tende para zero, o Dinheiro tende para infinito independentemente do valor (ou quantidade) de Trabalho.

Conclusão: quanto menor a quantidade de Conhecimento, maior a quantidade de Dinheiro
via dzone

<link>
Why technical people get paid less than managers
</link>