20070330

Os truques do negócio

Para cada ocupação há uma colecção de truques que apenas os profissionais do ramo conhecem.

Matthew Baldwin (programador, autor do blog defective yeti e cronista no The Morning News) teve a ideia de pedir aos seus leitores que lhe enviassem os seus tricks of the trade e, pelos vistos, obteve mais respostas do que estava estava à espera.

A lista inclui truques enviados por pessoas de vários ramos. São cerca de 30, desde actores a artistas de circo, passando por advogados e enfermeiros.

Para lerem a lista completa, basta seguirem o link. No entanto, aqui ficam dois dos truques usados (só para adoçar a boca)
Assistência Técnica - quando a assistência técnica consegue resolver um problema, normalmente é-lhes pedido que preencham um relatório do procedimento. Os supervisores lêem esses relatórios, portanto é necessário ser-se profissional. No entanto, é possível poupar o tempo de escrita do relatório escrevendo o seguinte acrónimo "PEBKAC" para situações onde o cliente foi o causador do problema. PEBKAC significa Problem Exists Between Keyboard And Chair, traduzindo: O Problema Está Entre O Teclado E A Cadeira!

Enfermagem - Alguns doentes, por vezes, fingem-se desmaiados. Um forma de ter a certeza disso é pegar na mão deles, ergue-la por cima da cara deles e deixá-la cair. Se a mão lhes acertar é porque está inconscientes...
via Digital Inspiration

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Tricks of the Trade
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20070327

Pastilhas elásticas no chão, não!

Pastilhas no chão, não!Quase todas as grandes ideias ou descobertas nasceram a partir de felizes (ou infelizes) coincidências.

Esta ideia também nasceu de uma coincidência. Neste caso, uma infeliz coincidência uma vez que ter uma pastilha elástica agarrada na sola do sapato não é nada agradável... especialmente se os sapatos forem caros!

A pastilha elástica, em variadas formas, é utilizada desde (pelo menos) a Antiga Grécia e ao longo dos tempos têm-se utilizado os mais variados materiais para as fabricar.

No entanto, uma propriedade da pastilha elástica conservou-se desde o início da sua existência: a facilidade com que adere ao cimento e a outras superfícies duras. Essa propriedade leva a que seja extremamente difícil a sua limpeza.

Por isso, é comum ver passeios urbanos pontilhados com milhares de pedaços de pastilha atirados ao chão (a venda de pastilhas elásticas é proibida em Singapura desde 1992 por essa razão).

Voltando à questão das ideias e das coincidências... Loredana Oliveti e Ornella DeCola, de Toronto, tiveram a ideia de criar o Envyrobubble: um recipiente público para a deposição de pastilhas elásticas usadas que, depois de recolhidas, são convertidas em fertilizante!

Por cá, ainda nos vamos contentando com os poucos e muito mal distribuídos (quando os há!) caixotes do lixo.

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Gum off the streets
Envyrobubble
Chewing gum @ Wikipedia
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20070320

Os buracos negros...

Os buracos negros...Pela sua denominação, poderíamos pensar que é difícil detectar buracos negros. Ironicamente, os buracos negros até são fáceis de encontrar.

Isto deve-se à forma de "funcionamento" dos buracos negros. Ou seja, à medida que matéria é sugada para o buraco negro, devido à atracção gravítica, ganha uma quantidade imensa de energia cinética. Esse aumento de energia cinética observa-se através do aumento da velocidade da matéria e consequente aumento da temperatura (na ordem dos milhões de graus).

A estes acontecimentos também estão associados campos magnéticos e outras forças que acendem a matéria em movimento. Quanto maior o buraco negro mais brilhante fica a matéria espacial.

Quando qualquer tipo de matéria é aquecida na ordem dos milhões de graus, é iniciado um processo de geração de ondas de raios-x. É aqui que o Chandra entra em acção.

O Chandra é um satélite de detecção de raios-x, lançado pela NASA em 1999. A astronomia de raios-x estuda a emissão de raios-x por parte dos objectos celestes. Uma vez que a atmosfera terrestre absorve a quase totalidade dos raios-x espaciais são necessários instrumentos que se elevem acima dela. Daí a existência do Chandra.

Juntando as duas coisas, a geração de raios-x pela matéria super-aquecida e o Chandra, é possível obter o "mapa" das localizações de buracos negros.

A imagem em cima (zoom) representa parte desse mapa, nomeadamente a constelação de Boötes. Foi tirada ao longo de 175 horas, em 126 exposições de 5000 segundos cada, tem 9.3 graus quadrados (40 vezes superior à área da lua cheia - aparecendo na imagem apenas para comparação) e nela podemos ver mais de mil pontos luminosos.

Cada um desses pontos luminosos é um buraco negro: a vermelho os raios-x de baixa energia (0.5-1.3 keV), a azul os de alta energia (2.5-7 keV) e a verde os raios-x de enegia com valores intermédios (1.3-2.5 keV).

Incrivelmente, em menos de 100 anos (desde a teoria da relatividade geral [1915] - onde é aceite que a luz é influenciada pela gravidade), foi possível passar da mera hipótese a uma simples fotografia com mais de 1000 buracos negros!

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1300 black holes @ Bad Astronomy Blog
Bootes Field:
New Panorama Reveals More Than a Thousand Black Holes
@ Chandra X-Ray Observatory
Chandra X-ray Observatory @ Wikipedia
X-ray astronomy @ Wikipedia
Black holes @ Wikipedia
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20070316

Um mealheiro ao acordar

Continuando com os posts sobre despertadores diferentes do habitual (uma campainha de incêndio ao acordar; mais um despertador; depois de dormir, há que acordar), aqui fica mais um: o Banclock (em japonês).

O funcionamento deste despertador é muito simples: para desligar o despertador sonoro, basta inserir uma moeda na ranhura...

Só está à venda no Japão e custa cerca de 39€ (¥5,985).

Um mealheiro ao acordar
via TechEBlog

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Banclock (em japonês) (traduzido para inglês)
BANCLOCK Only Turns Off When You Feed it Money @ TechEBlog
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20070313

Todos os ginásios deviam ser assim...

13 das máquinas existentes no ginásio de Hong Kong da California Fitness (step, bicicletas e cross-training) foram equipadas com geradores de modo a, além de aldegaçar o corpo de quem as utiliza, geram energia suficiente para alimentar a iluminação do próprio ginásio.

Cada máquina, além de gerar electricidade, está ligada às lâmpadas que iluminam a mesma. Dessa forma, as lâmpadas apenas são ligadas com a utilização da máquina.

Segundo o presidente da California Fitness (e sendo apenas uma estimativa), a utilização de uma máquina durante um período de uma hora por dia (durante um ano) gera energia sufiente para prevenir a libertação de mais de 4000 litros de CO2.

<a href="//www.youtube.com/v/GDU72PD3vIs" target="_blank">Ver no YouTube!</a>
via TechEBlog
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California Fitness
Gym Gets Calorie-Powered Lights @ TechEBlog
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20070306

Bolos 'geek' (VI)

Continuando na senda dos bolos geek, aqui ficam mais dois. Desta vez, são de uma talentosa desenhadora e decoradora de bolos vinda de Inglesa, a Michelle Wibowo.

Millenium Falcon CakeChess and Game Boy Cake
via Wonderland

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Millenium Falcon cake @ Wonderland
Michelle Cakes
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20070302

As figuras que se fazem quando a tempestade chega...

Quem já andou num tempestade de neve decerto que sabe quais são as figuras que uma pessoa faz.

Quem nunca teve o prazer de andar no meio de uma tempestade de neve... aqui fica um conjunto de fotos tiradas ontem, durante a tempestade de neve que assolou a cidade de Toronto.

As figuras que se fazem quando a tempestade chega...
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Storm Walk @ Flickr
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20070301

Remoção do gelo acumulado em aviões

Quem já andou de avião durante o Inverno em zonas do globo que atinjam temperaturas negativas, decerto que já reparou que os aviões antes de levantar vôo passam por uma zona onde é removido o gelo acumulado nas asas e no corpo do avião.

A acumulação de gelo no corpo do avião, em especial na zona das asas, pode tornar perigosa a pilotagem do mesmo, ao ponto de causar quedas!

Se a remoção do gelo não for feita a superfície do avião torna-se rugosa demais para providenciar uma passagem suave através do ar, especialmente na zona das asas. Caso a superfície não seja suave, a passagem do ar pelas asas não se torna estável o suficiente para criar (e manter) a sustentação necessária ao vôo. Além disso, a acumulação de gelo também pode bloquear as partes móveis, nomeadamente os flaps e o leme.

A remoção de gelo, enquanto o avião se encontra na pista, é feita através da projecção de líquido anticongelante para a superfície do avião. Em aviões mais modernos, já se podem encontrar sistemas de remoção de gelo durante o vôo.

<a href="//www.youtube.com/v/6E0LxoQzCMI" target="_blank">Ver no YouTube</a>
via BlogTO

Portanto, quando forem fazer férias na neve e, no dia do regresso, acharem que o embarque está a demorar demais, provavelmente o que está a acontecer é a remoção do gelo acumulado nas asas do avião!

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Deicing @ Wikipedia
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... e a montanha pariu um rato!

... e a montanha pariu um rato!Muito foi dito (como se pode ver pelos links indicados em baixo), quase nada parece ter sido feito... nada que se afaste do estado normal da nossa sociedade!

Era para fechar?! Não fecha!

Pela comoção gerada em torno do assunto e pelas notícias veículadas para a imprensa, parece que havia quem estivesse realmente interessado no encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Ourém.

Mas, como não fecha, apenas podemos assumir que, ao Centro de Saúde de Ourém, não chegou nenhuma ordem de fecho vinda do Ministério da Saúde... por isso, e apenas por isso, o SAP não encerra das 22h às 8h!

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Olival e o seu Concelho
JS de Ourém contra a redução do horário do Centro de Saúde
SAP prestes a encerrar
O vazio
Urgências encerram das 22 às 8 horas
Sem polícia e sem urgências
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