20061228

Cheque-mate!

Já nem o xadrez se safa da adulteração de resultados (vulgo, trafulhice)...

Um jogador indiano foi banido da modalidade durante 10 anos depois de ter sido apanhado a usar um auricular bluetooth, debaixo de um "chapéu" que usava, em conjunção com o seu telemóvel, através do qual os comparsas lhe comunicavam as jogadas depois de analizadas por um computador.

<link>
Check-mate for Indian chess player after phone ploy
</link>

Craigslist ≠ Capitalist?

A craigslist, segundo a Wikipedia, é uma rede centralizada de comunidades virtuais, disponibilizado classificados gratuitamente e fóruns organizados por vários tópicos. Foi fundada em 1995 por Craig Newman funcionando apenas para a Bay Area de São Francisco (EUA), em Novembro de 2006 já contava com listagens de cerca de 450 cidades por todo o mundo. As únicas receitas geradas são relativas aos anúncios pagos de empregos (San Francisco Bay Area, New York, Los Angeles, San Diego, Boston, Seattle e Washington D.C.) e anúncios de apartamentos em New York.

Tem cerca de 10 milhões de visitantes, 5 mil milhões de páginas visualizadas, mais de 10 milhões de anúncios (entre eles mais de 500,000 só para empregos). Tudo isto apenas num mês!

No passado dia 7 de Dezembro, Jim Buckmaster, CEO da craigslist, apresentou-se perante a plateia da UBS Global Media Conference, em Nova Iorque, e deixou preplexos os analistas da Wall Street ao tentar explicar-lhes que a craigslist não está interessada na monetização do site, apesar da quantidade ridiculamente elevada de acessos (33º lugar [nos últimos 3 meses] segundo o Alexa.com). Em vez disso a craigslist diz estar apenas interessada em ajudar pessoas encontrar carros, apartamentos, empregos e encontros.

Ao ser questionado, por Ben Schachter (analista da UBS), relativamente aos planos de maximização da receita, Jim Buckmaster, respondeu que isso não fazia parte dos planos da craigslist, que estava fora da equação, que não é essa a sua finalidade. Ao que Ben Schachter respondeu: "Acho que muita gente aqui ainda está a recuperar o fôlego".

No final da conferência Ben Schachter escreveu uma nota dizendo que "a craigslist não monetiza na sua totalidade o tráfego gerado por si ou os seus serviços", revelando a não compreenção do conceito de dar prioridade aos clientes e deixar as preocupações com os lucros para mais tarde.

Apesar de tudo isso, estima-se que a receita anual da craigslist ronde os 10 milhões de dólares por ano (apenas com os anúncios pagos). A receita gerada, segundo Craig Newman, é apenas a necessária para as despesas decorrentes da disponibilização do serviço à comunidade mundial.

<link>
Craigslist Meets the Capitalists
craigslist
craigslist @ Wikipedia
Craig Newman @ Wikipedia
</link>

20061226

A árvore das bicicletas


Aqui está uma bela forma de estacionar bicicletas. Funciona a energia solar, tem uma área de ocupação reduzida, é activada através de um cartão com RFID, é instalado em algumas horas, disponível 24h por dia e 7 dias por semana, pode ser colocada tanto no exterior (com "chapéu") como em parques interiores, pode ter vigilância passiva com câmeras, a comunicação com a sede é efectuada através de tecnologia wireless e fomenta a utilização da bicicleta em deterimento do automóvel.

O único contra é ser um serviço pago.

<link>
Bike Tree
</link>

20061220

Uma prenda de natal

Estando a chegar a febre natalícia aqui ficam duas propostas para ofertas de prendas. Um belo relógio, mas nada meigo em termos de custo...

Richard Mille Tourbillon RM 012Richard Mille Tourbillon RM 012 ($487,450 USD @ Luxury Bazaar)

enfim, acho que vou ter de me "contentar" com o YOS 408 Red Storming da Swatch, que custa apenas 120€.

Swatch YOS408 Red Storming (120€ @ Squiggly)

<link>
Richard Mille Tourbillon RM 012 @ Luxury Bazaar
Swatch Red Storming @ Squiggly

Richard Mille Official Website
Swatch Official Website
</link>

20061219

Quanto tempo demora a pagar a organização de uns Jogos Olímpicos?

Complexo Olímpico de Montréal, CanadaSegundo o artigo publicado pela CBC, a cidade de Montréal, que organizou os Jogos Olímpicos de 1976 (JO) - durante o mês de Maio, finalizou o pagamento da dívida relativa aos JO no passado mês de Novembro. Ou seja, mais de 30 anos depois da realização dos Jogos.

O custo astronómico incluiu o estádio Olímpico, a Aldeia Olímpica, um complexo de edifícios de apartamentos com estilo pós-moderno, um complexo desportivo, infraestruturas de suporte, estacionamento e o Vélodrome (convertido em 1992 num museu de ciências naturais, o Biodome).

Por causa da enorme dívida gerada, a alcunha do estádio é The Big Owe (trocadilho com o nome dado ao tipo de abertura do estádio, em Ó, The Big O), sendo owe em português: v. - dever, estar endividado.

A dívida, no entanto, foi gerada não só pela construção desenfreada (tal qual os estádios para o Euro 2004), mas também pela enorme falta de controlo, de gestão e de planeamento. Tanto que o próprio governo provincial do Québec teve de entrar em cena e passar a controlar a empreitada. Caso isso não tivesse acontecido, provavelmente, quase nenhuma infraestrutura estaria terminada na data de abertura dos JO.

Devido ao que aconteceu em Montréal, ficou o aviso para as cidades que quiseram organizar JO: há que ser realista quanto à prespectivas de receita e aos gastos para que seja possível desenvolver uma candidatura planeada, gerida e organizada ao melhor nível.

<link>
Montréal finaliza o pagamento da dívida olímpica - 3 décadas depois
Jogos da XXI Olimpíada @ Montréal, Canada
Montréal
Complexo Olímpico de Montréal, Canada @ Google Maps
Jogos Olímpicos
Comité Olímpico Internacional
</link>

20061218

Como determinar a altura de um arranha-céus usando um barómetro

Após a pergunta "Descreva como determinar a altura de um arranha-céus usando um barómetro.", responde o aluno
Amarre uma longa corda à parte mais estreita do barómetro, a seguir faça baixar o barómetro do telhado do arranha-céus até ao chão. O comprimento da corda mais o comprimento do barómetro será igual à altura do edifício.

Para saber o que aconteceu depois, podem ir aqui.

<link>
Uma questão de física @ enGENIUM 2.0
Niels Bohr
</link>

20061212

Uma boa calculadora online

Calc5 (beta)
Como podem ver na imagem, está-se aqui a falar de uma calculadora online que permite efectuar o desenho de gráficos a duas (com várias funções em simultâneo, zoom e panning) ou três dimensões, derivadas/diferenciais, cálculo com variáveis e com várias funções pré-definidas.

Como para a apresentação dos gráficos se recorre ao elemento Canvas, é possível que no Internet Explorer a apresentação de gráficos a três dimensões seja lento.

<link>
Calc5 (beta)
</link>

As fotos de Jawad Zakariya

As fotos Jawad Zakariya© Jawad Zakariya

<link>
Jawad Zakariya @ Flickr
</link>

20061205

Quem tem medo do Pai Natal?

O Natal aproxima-se a passos largos e, aparentemente, não é uma época festiva e feliz para todos... aqui podemos encontrar imagens de crianças aterrorizadas ao avistarem o pobre Pai Natal... apesar de alguns dos Pais Natais não terem um aspecto muito caloroso!

Quem tem medo do Pai Natal?
<link>
Galeria de fotos com crianças com medo do Pai Natal
</link>

Haverá publicidade melhor que esta?

A Volkswagen, num stunt publicitário, lembrou-se de fazer com um Volkswagen Touareg o que normalmente é feito por tractores especiais... mas, como uma imagem vale por mil palavras, aqui fica o filme.



Já agora, o avião, um Boeing 747-200, pesa umas meras 155 toneladas...

<link>
VW Touareg reboca Boeing 747-200 @ YouTube
Fotos e detalhes sobre o evento
Volkswagen Touareg
Boeing 747
</link>

Perú com whisky

Como estamos em época natalícia, aqui podemos encontrar uma boa receita de perú para a noite de consoada ;-)

<link>
Perú com whisky @ Elvira's Bistrot
</link>