20070426

Despertador voador

Despertador voadorA mais recente adição aos posts sobre despertadores é um relógio despertador voador... sim, voador! Um raro caso onde realmente se pode dizer que o tempo voa :-P

Agora a sério, este novo despertador (o Flying Clock, distribuído através do ThinkGeek) vem juntar-se aos tantos outros que obrigam as pessoas mais perguiçosas a levantar o rabo da cama para os desligar.

Este vem fazer a diferença pelo simples facto de ter uma chave (utilizada para desligar o despertador depois de activado) acoplada a uma hélice. No momento em que o despertador começa a tocar, a hélice começa a rodar e vai cair num qualquer canto do quarto levando a chave de desactivação com ela...

Enfim, para ver melhor o que acontece mais vale ir ao site do Flying Clock e ver o clip exemplificativo.

via TechEBlog

<link>
Flying Clock @ ThinkGeek
</link>

20070424

Bolos 'geek' (VII)

Mais bolos geek (a continuação da saga...), desta vez para os "agarrados" no World of Warcraft.

E, para não ser discriminatório, apresento-vos um bolo em honra da Alliance (o primeiro) e um em honra da Horde (obviamente, o segundo).

World of Warcraft, Alliance CakeWorld of Warcraft, Horde Cake<link>
World of Warcraft, Horde cake @ Wonderland blog
World of Warcraft, Alliance cake @ Wonderland blog
Relic's Double Chocolate Alliance @ Flickr
</link>

20070420

Os robots da Ann P. Smith

Os robots da Ann P. SmithAnn Smith cursou Ilustração na Rhode Island School of Design e cria pequenas esculturas de animais (parecidas com robots) a partir de componentes electrónicos e pedaços de máquinas que deixaram de funcionar.

<link>
Ann P. Smith's Robots
</link>

20070410

Peixe, peixe, peixe...

Pois é, da próxima vez que forem dar atirar migalhas de pão aos peixes há que ter em atenção que nem todos têm os dentes pequeninos...

Peixe, peixe, peixe... (Hydrocynus vittatus)
O espécimen mostrado na fotografia (tirada no rio Congo) é um peixe tigre (Hydrocynus vittatus).

O peixe tigre é um peixe de água doce, tem uma distribuição predominantemente pelo continente Africano, pode ter mais de 1 metro, pode pesar mais de 25 Kg e... pelos vistos, não precisa de ir ao dentista :-P

<link>
Tiger Fish: Another Reason Not to Swim in the Congo River @ Neatorama
Tiger Fish (Hydrocynus vittatus) @ iSpecies.org
Tiger Fish (Hydrocynus vittatus) @ FishBase
</link>

20070405

O "Google Maps" das estrelas

WikiSky.OrgO WikiSky é já considerado o equivalente do Google Maps para a vizualização das estrelas visíveis no espaço. No Goggle Maps vê-se de "cima para baixo" e no WikiSky vê-se de "baixo para cima"...

O WikiSky apresenta-nos o mapa das estrelas com as suas posições e as suas características básicas. Além disso, é também possível visualizar fotografias reais de cerca de 25% do espaço acima das nossas cabeças (recorrendo ao Sloan Digital Sky Survey. No entanto, apenas são apresentados objectos que estejam fora do nosso sistema solar.

Além disso, é ainda disponibilizada uma API de utilização grátis (o que é uma API?) para que possamos utilizar os dados existentes na WikiSky da forma que melhor entendermos.

<link>
WikiSky
Sloan Digital Sky Survey
</link>

20070403

A moda dos sacos de plástico

Obviamente não vou falar de alguma nova moda em que se dá uso aos sacos de plástico... o tema de hoje é a moda da não utilização de sacos de plástico nos mini/super/hipermercados.

Os sacos de plástico foram introduzidos no mercado em 1977 e, desde então, já representam cerca de 4/5 (80%) dos sacos utilizados em supermercados. Um saco de plástico demora entre 500 a 1000 anos a desaparecer completamente e, tendo em conta que por ano são utilizados mundialmente entre 500 mil milhões e 1 milhão de milhões de sacos de plástico (100 mil milhões nos E.U.A. apenas), o volume ocupado em lixeiras é enorme.

Por cá, o Lidl já o faz há alguns anos e o Pingo Doce recentemente também começou a não dar, apenas a vender, sacos de plástico para as compras aí efectuadas.

Nada que não fosse novidade... por exemplo, a cadeia no frills (existente no Canadá) já o faz há cerca de 30 anos!

Apesar das várias medidas tomadas em vários países (banidos na África do Sul em 2003, banidos no Bangladesh e em Taiwan, na Irlanda há uma sobretaxa de €0.15 e na França serão banidos a partir de 1 de Janeiro de 2010) o grande problema continua a ser a utilização desenfreada dos sacos de plásticos nos Estados Unidos. Daí a novidade das notícias que têm surgido.

Segundo notícias dos últimos dias há a possibilidade de uma Câmara Municipal banir por completo a utilização dos sacos de plástico para ensacar compras. A Câmara Municipal é a de São Francisco (E.U.A.) e a proposta apresentada prevê a entrada em efeito da lei dentro de um ano. A lei, ao proibir os sacos de plástico, obriga à utilização de sacos biodegradáveis ou que possam ser reutilizados: tecido, papel ou plástico biodegradável (feito à base de amido).

A entrar na "corrida" está também a IKEA, que oferece cerca de 70 milhões de sacos de plástico anualmente (só nos E.U.A), e irá passar a cobrar $0.05 (cinco cêntimos de dólar) por cada saco de plástico! Esta medida já está em efeito há cerca de um ano nas lojas IKEA do Reino Unido.

<link>
no frills
Lidl
Saco de Plástico @ Wikipedia
IKEA to start charging for plastic bags
SF to ban plastic bags
</link>