20070613

The Falkirk Wheel

A Roda de Falkirk, nas proximidades de Falkirk na Escócia, é um elevador de barcos utilizado para ligar dois canais fluviais, o Forth and Clyde Canal e o Union Canal, e foi inaugurado a 24 de Maio e 2002.

O desnível entre os dois canais é de 24 metros, que equivale a aproximadamente um edifício de 8 andares, e são necessários cerca de 4 minutos para efectuar uma rotação de 180º.

A Roda é única no mundo e é apresentada como uma marca da engenharia escocesa.

A construção da Roda deveu-se à decisão de reabrir a ligação fluvial entre Glasgow e Edinburgo. Essa decisão levou à submissão de projectos para a ligação dos dois canais, sendo a Roda o projecto vencedor.

Há que notar que até aos anos 30 do século XX essa ligação existia à custa de 11 comportas elevatórias. Com o desuso dos canais, a ligação caiu no esquecimento e posteriormente enchida com terra.

Esta bela obra de engenharia (Roda, espaço envolvente e desvio do canal superior) custou a módica quantia de 84.5 milhões de libras (c. 125 milhões de euros) :-o

<a href="//www.youtube.com/watch?v=sjqr6dycBcI" target="_blank">Ver no YouTube</a>
<link>
The Falkirk Wheel (Official Site)
The Falkirk Wheel @ Wikipedia
</link>

20070612

Desafios à altura...

Nada com um concurso da televisão japonesa para lançar desafios... quase intransponíveis :-D

<a href="//www.youtube.com/watch?v=sgqOKj1hdXM" target="_blank">Ver no YouTube.</a>

20070611

A bandeira portuguesa...

  • Bandeira de Portugal no Google
Na passada semana foi disponibilizada uma lista de vídeos da Google sob o tema 'Working at Google'. A lista tem 7 curtos clips onde, em cada um deles, um empregado da Google fala de como é o seu trabalho.

Por mero acaso, deixei o clip intitulado 'Interviewing at Google' para último e qual não é o meu espanto quando, passados cerca de 5 ou 6 segundos, me passa pela frente a bandeira de Portugal instalada num dos laboratórios de desenvolvimento da Google. Capturei a frame, e ela aqui está:

Bandeira de Portugal no Google
  • Artigo de destaque da Wikipedia
Para quem não sabe, a Wikipedia diariamente tem um artigo de destaque e para gáudio de todos nós, ontem (dia 10 de Junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas) o artigo destacado foi o da Bandeira de Portugal.

<link>
Interviewing at Google @ Youtube
Today's Featured Article, June 10, 2007 @ Wikipedia
</link>

20070606

O "hacker profissional" veio... e a imprensa gostou.

Nos últimos dias, na imprensa e noticiários, tem-se falado de um "hacker profissional" que veio a Lisboa, de propósito da Alemanha, para verificar o nível de segurança das rede wireless na cidade.

Apesar do mediatismo dado ao acontecimento há alguns pontos a ter em conta:
  • nenhum hacker é profissional, no limite poderá ser um consultor em segurança informática.
  • o que o tal senhor veio cá fazer não é novidade para quem percebe minimamente de redes informáticas. Além disso, o wardriving (que, na prática, foi o que o tal indivíduo veio cá fazer) é feito desde que existem as redes wireless...
  • qualquer pessoa, desde que tenha um portátil ou PDA, pode fazer o mesmo, bastando para tal aprender a utilizar o NetStumbler
  • o mesmo já foi feito em várias cidades de Portugal, a diferença é que a imprensa não fo chamada para assistir :-P
  • finalmente, é muito diferente estar numa rede desprotegida e estar numa que esteja protegida... embora uma rede que esteja "protegida" com WEP ser quase igual a uma que não esteja protegida... WPA é o método recomendado.
Resumindo e concluíndo, aparentemente tudo não passou de promoção gratuíta à empresa do tal senhor.

Quanto à comoção da imprensa... bem, a imprensa nacional devia deixar de pensar que o que vem de fora é que é bom e se querem notícias sobre segurança de redes também podem inquirir junto de empresas nacionais!

<link>
palhaçada wifi @ Confessions of a dangerous mind
Lisboa: “hacker” diz que um terço das redes sem fios têm problemas de segurança @ jornal Público
Redes wireless de Lisboa postas à prova @ semanário Sol
</link>

One Man Band 2.0

<a href="//www.youtube.com/watch?v=ejLtDJ5V-9g" target="_blank">Ver no YouTube!</a>

20070605

Porque é que um bug é um bug?

Esta é uma daquelas perguntas que todos os trabalhadores em tecnologias, e em especial os programadores, deviam saber a resposta!

Embora a maioria saiba que tem algo a ver com um bicharoco (bug) que apareceu dentro de um computador e causou uma falha no sistema, nem todos sabem a verdadeira (e correcta) razão pela qual se apelidam de bugs os erros em programas informáticos ou em periféricos electrónicos.

A explicação pode ser encontrada aqui. No entanto, aqui fica uma curta resenha.
Em 1947, no Laboratório de Computação da Universidade de Harvard, foi detectado um erro no computador Mark II, que revelou ter sido causado por uma traça que ficou entalada num relé.

Isso fez com que tivesse sido o primeiro bug documentado. Aliás, tão documentado que ainda hoje a traça se encontra colada ao livro de registos!

No entanto, o que aconteceu apenas fez com que os termos bug (erro) e debugging (correcção de erros) deixassem de fazer parte apenas do léxico restrito à comunidade mais técnica para começar a fazer parte do léxico dos mortais comuns.

O mais engraçado é que o termo bug faz parte do léxico das engenharias desde o século XIX.

Na realidade, a palavra bug é um diminutivo de Bugbear, que é uma criatura do folclore tradicional usada para assustar as crianças. O termo Bugbear era utilizado por engenheiros durante o desenvolvimento de protótipos quando surgiam erros inexplicáveis. A explicação possível era a culpa ser dos espíritos...

O termo bug (ou bogey), da palavra bugbear, pode ser encontrado no longínquo século XV, onde era utilizado como sinónimo de diabo ou fantasma.
Resumindo, um bug não tem nada a ver com insectos mas sim com espíritos malignos :-P

<link>
Why do we call them 'Bugs'?
</link>