20071122

Vector Magic

Vector MagicAlguma vez tiveram a necessidade de converter uma imagem (JPG, GIF, PNG, ...) para um formato vectorial (ao redimensionar a imagem a qualidade não degrada)?

Isso já me aconteceu... infelizmente, a primeira vez que tive de fazer isso o Vector Magic (VM) não existia: tive de fazer a conversão manualmente (num programa de desenho vectorial).

Apesar do trabalho que tive foi-me possível guardar no bolso o que teria de pagar a alguém para fazer esse trabalho!

No entanto, hoje-em-dia existe o VM que "não é mais" que uma ferramenta online, disponibilizada pela Universidade de Stanford, para conversão de imagens bitmap para formatos vectoriais (EPS ou SVG).

O funcionamento é bastante simples: efectua-se o upload da imagem, deixa-se o VM fazer o seu trabalho, fazem-se os acertos que se achem necessários e guarda-se o ficheiro resultante.

Aqui fica um exemplo do trabalho efectuado pelo VM (a imagem da esquerda é a original e a da direita é o PNG da imagem vectorizada):

Imagem original Imagem vectorizada

<link>
Vector Magic
Imagens vectoriais @ Wikipedia
</link>

20071116

Cobras químicas

the pharaoh's snakes, cobras químicasLonge vão os tempos do secundário, no entanto há sempre episódios que nos ficam na retina.

Um desses episódios foi quando o nosso professor de ciência se propôs a fazer uma esperiência que podia ser feita em casa...

O único problema dele foi o facto de ter exagerado nas quantidades e a experiência ter corrido bem demais. Tão demais, que a cara do professor, de um momento para o outro, se tranformou num esgar de pânico e a única solução encontrada foi enviar o pobre do goblé pela janela fora (isto de um primeiro andar).

Felizmente estavam a decorrer obras de renovação na escola e mesmo debaixo da janela do laboratório de ciências estava um contentor para colocar o desperdício das obras...

Resta dizer que o goblé, e a experiência, foram parar a uma qualquer lixeira da cidade!

Regresando à realidade, aqui ficam os ingredientes:
  • areia
  • bicarbonato de sódio
  • açúcar
  • alcóol
  • um fósforo
A experiência em si é bastante fácil de executar, no entanto é necessário haver algum cuidado pois é utilizado alcóol e chama (o que pode provocar um incêndio ao haver um descuido).

A receita é a seguinte:
  1. Colocar um pequeno cone de areia numa superfície não inflamável, com uma ligeira depressão no centro
  2. Colocar alcóol na depressão do monte de areia
  3. Preparar a mistura reactiva (1 parte de bicarbonato de sódio para 4 partes de açúcar) num recipiente
  4. Colocar a mistura reactiva na depressão da areia
  5. Acender o alcóol e ver a magia acontecer...
<a href="http://www.metacafe.com/watch/714699/" target="_blank">Ver clip no Metacafe</a>
The snakes of the pharaoh

O resultado desta experiência não tem nada de mágico, é apenas um simples processo de carbonização: conversão de uma substância orgânica em carbono ou num resíduo à base de carbono através de pirólise (decomposição química de matéria orgânica através do calor) ou destilação destrutiva (pirólise executada num mecanismo de destilação de modo a aglomerar os produtos voláteis).

<link>
Carbonisation
Carbonization of Emser Salt
Carbonization of Emser Salt - Formation of a Black "Pharao - Snake"
Chemical Snakes
</link>

20071108

Tutoriais de álgebra

algebasics™
Quantos de nós é que não sofreram durante as aulas e estudo de álgebra?

Para que os alunos de hoje-em-dia não sofram a mesma "tortura", o algebasics™ presta uma enorme ajuda durante o estudo da álgebra, com tutoriais em vários temas e com o passo-a-passo que normalmente não "apanhamos" nas aulas por estarmos distraídos :-P

<link>
algebasics™
</link>

O dicionário visual

Visuwords™
O Visuwords™ é um novo dicionário online que nos dá uma visão completamente diferente do que imaginamos para um dicionário.

Além de ser um dicionário normal é também um dicionário de sinónimos, dá-nos as palavras associadas ao termo introduzido e as suas relações e derivações. Tudo isto num grafo, ao estilo de rede neuronal.

Só mesmo experimentando!

Infelizmente, apenas funciona para termos em inglês...

<link>
Visuwords™
</link>

20071106

Uma forma de ver as coisas...

<a href="//www.youtube.com/watch?v=zORv8wwiadQ" target="_blank">The Most Terrifying Video You'll Ever See</a> (ver no YouTube)
<link>
The Most Terrifying Video You'll Ever See
</link>

Será isto o início do fim da picada?

Dolby VolumeQuantos de nós não desesperam quando, ao ver televisão, a emissão é interrompida para apresentar publicidade, especialmente quando o volume sonoro da mesma ultrapassa os limites do razoável?

A Dolby desenvolveu a tecnologia necessária que esse tipo de ocorrência deixe de existir. Já a tinha anunciado no início do ano, mas apenas recentemente a apresentou ao vivo.

O sistema desenvolvido pela Dolby é composto por 2 "módulos": Volume Leveler, que garante a consistência do volume sonoro, e Volume Modeler, que ajusta os graves e os agudos de modo a enriquecer a experiência sonora independentemente do nível sonoro.

Pode ser que, ao começarem a aparecer televisões com este tipo de equipamento instalado, os senhores manda-chuva dos canais televisivos assentem os pés na terra e comecem a dar-nos publicidade ao mesmo volume sonoro que a programação normal.

<link>
Dolby offers new TV volume-leveling solution @ gizmag
Dolby
</link>