20080318

Portugal em primeiro lugar... a nível mundial!

Para variar um pouco, Portugal encontra-se em primeiro lugar a nível mundial... na utilização do motor de busca Google!

Os dados foram compilados pela comScore em Janeiro de 2008 e, relativamente à fatia percentual do mercado das pesquisas pertencente à Google, revelam que Portugal é o país onde essa fatia de mercado é maior, com 94% (como se pode ver na imagem abaixo).


Estes valores apresentam um contraponto completamente díspar relativamente a um outro estudo publicado nos finais de Novembro de 2006 onde era revelado que, em Portugal, era o Sapo quem imperava.

<link>
The Web in Charts -- Google vs. Microsoft-Yahoo vs. China
</link>

20080314

Google Sky

Google SkyEra fácil prever que, mais cedo ou mais tarde, a Google iria disponibilizar uma ferramenta semelhante ao WikiSky (que já foi mencionado aqui), para mais quando já existe há uns tempos uma layer para incluir no Google Earth relacionada com o tema.

A ferramenta chama-se Google Sky e já está on-line.

Com o Google Sky é possível ver, além das imagens "normais" das estrelas (obtidas de uma grande variedade de entidades), o horizonte espacial em infravermelho, microondas (raio-x) ou em modo histórico (com o céu desenhado por Giovanni Maria Cassini em 1792), sendo possível definir a opacidade de cada uma dessas camadas.

Para saber e ver mais o melhor é mesmo ir ao Google Sky!

De qualquer forma, para mais informações sobre o Google Sky foi disponibilizada uma página de perguntas e respostas.

<link>
Google Sky
Google Earth
WikiSky
</link>