20050808

Concelho de Ourém em chamas

2005 © FOTOGRAFIA, SEMPRE!!! E outras coisas...

Depois de um final de semana e fim-de-semana aterrador por parte do concelho de Ourém há que pensar seriamente nas prioridades de todos os habitantes do concelho e não apenas da Câmara Municipal (CM)...
Ao lermos a notícia publicada no Notícias de Ourém no passado dia 28 de Julho ficamos com a sensação de que ficou muito por fazer, no entanto não nos podemos esquecer que nem tudo depende da CM.
Por esta altura já todos sabemos que é obrigatória a limpeza de matas particulares e públicas, mas o que fazer com o produto resultante dessa mesma limpeza? E mais, para os particulares quais são os benefícios dessa mesma limpeza se tivermos em conta que o terrenos adjacentes poderão continuar sem ser limpos? Quantos proprietários de matas foram multados por não terem efectuado a devida limpeza? Quem é que está encarregado de fiscalizar? O que fazer quanto aos terrenos inseridos no meio de zonas habitacionais, que não são limpos e apresentam-se cobertos de silvas e erva seca, e que não respeitam o perímetro de segurança de 50 metros? Estas e muitas mais perguntas ficam a pairar sem resposta...
Segundo consta, apenas neste fim-de-semana ardeu cerca de 13% do concelho de Ourém. No entanto, mais de 70% da área ardida não teve rescaldo... Não digam que é mentira, porque ainda a noite passada dava para ver troncos em brasa nos montes circundantes ao Olival e durante os dias de Sábado e Domingo (e ainda esta manhã) dava para ver fumo a sair das zonas queimadas inclusivamente junto à estrada principal... Neste caso a culpa é de quem?
É muito engraçado ver/ler membros da oposição à CM (tantos os candidatos a candidato como os candidatos de facto) falar de tudo o que o Presidente da Câmara faz de mal relativamente às acções tomadas antes e durante os incêndios, no entanto ainda nenhum deles falou do investimento feito na construção dos pontos de água que estão espalhados pelo concelho, nem do desejo (embora de difícil concretização) de construir uma central de incineração, dos restos provenientes da limpeza de matas e pinhais, para gerar electricidade... como de costume, apenas se fala do que nos interessa!
Uma coisa é certa, as populações das localidades que arderam pode estar descansadas durante os próximos 5 anos... Já ardeu, não volta a arder!
Para acabar, deixo aqui uma palavra de apreço ao trabalho efectuado por todos os bombeiros deste país (especialmente pelo facto de terem de se deslocar para zonas do país que não conhecem e dar a ajuda que conseguem e ainda mais alguma). Talvez os 2.500.000€ de indemnizações pelo despedimento dos administradores da Caixa Geral de Depósitos fossem mais bem aproveitados na compra de mais equipamento para as corporações de bombeiros... Talvez!

Sem comentários:

Enviar um comentário