20051124

Do OE para as freguesias do concelho de Ourém

Ainda na ressaca das passadas eleições autárquicas foi apresentado o Orçamento de Estado (OE) para 2006. No OE, entre outros items, constam os valores das transferências para as juntas de freguesia do país.
Como não podia deixar de ser, surgiram logo comentários relativos às quantias a distribuir pelas freguesia do concelho. Nomeadamente no blog Ourém: "...e adivinhem: qual é a única freguesia que chega aos seis dígitos?"
Como se pode ver a distribuição dos dinheiros é efectuada por freguesia, no entanto o mais correcto seria por localidade (o que implica a união das duas freguesias que compõem a cidade de Ourém numa só localidade). Uma outra forma, poderia ser a distribuição per capita ou por Km2.
Daí decidi compilar o seguinte gráfico:

Orçamento de Estado para as localidade do concelho de Ourém

  • O item 'Cidade de Ourém' é composto pela soma dos valores relativos às duas freguesias que formam a cidade: Nossa Senhora das Misericórdias e Nossa Senhora da Piedade

  • Os valores relativos à área, à população residente e ao número de famílias de cada freguesia foram obtidos na página www do INE e são referentes ao ano de 2001

  • Os valores relativos à transferência para as freguesias foram obtidos no mapa XX do Orçamento de Estado para 2006 (Participação das freguesias nos impostos do estado)

  • O ficheiro em formato Excel onde constam os cálculos efectuados para a construção do gráfico pode ser obtido aqui


Qualquer comentário que queiram fazer, já sabem... mandem um e-mail ou deixem um comentário aqui mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário