É verdade, por causa de uma lâmpada (aqui à esquerda) hoje perdi cerca de 2 horas (5 balcões de venda de peças para automóvel, entre os quais 2 de concessionários) às voltas pela cidade de Aveiro.
Quem me conhece sabe que o meu carro (Volksvagen Golf IV) foi importado do Canadá e, como pude comprovar, os casquilhos das lâmpadas são diferentes das dos modelos europeus.
Eu passo a explicar:
Anteontem, ao chegar a casa, enquanto fazia pisca para estacionar o carro, sem aviso prévio, o sinal começa a piscar ao triplo da velocida. Isto apenas podia significar uma de duas coisas: uma das lâmpadas de sinalização estava fundida ou o fusível tinha queimado.
Estacionei o carro e saí para ver o que se passava... a lâmpada de sinalização de mudança de direcção para a esquerda não funcionava!
Sendo assim, lá tive de meter mãos à obra. Do lado dessa lâmpada também está a bateria, o que aumenta o nível de dificuldade da intervenção de reparação.
Após cerca de meia hora às voltas com a lâmpada estava preparado a ir comprar uma de substituição: retirar a que não funciona (fio de contacto queimado, mas os filamentos intactos); retirar a do lado direito e colocá-la no casquilho do lado esquerdo (podia ser do casquilho ou dos fios); colocar a que não funciona no casquilho do lado direito (comprovar que não funciona mesmo); lavar as mãos porque estavam completamente negras!
Só hoje é que fui ver se comprava uma lâmpada de substituição.
- Comecei por ir à Norauto: não tinham, nem nunca tinham visto (estranho!); realmente, no catálogo deles as lâmpadas de mudança de direcção para os VW Golf têm o casquilho cilíndrico.
- Depois fui a uma outra loja de peças ali perto: primeiro não vendiam aquele tipo de lâmpada, após pensar um bocadinho o senhor lá foi buscar o catálogo e lá estava a lâmpada - Ah, pois!, disse ele - já tinham ficha aberta no programa de gestão de stocks mas não tinham a lâmpada em stock.
- Com isto, fui obrigado a ir ao balcão de peças da Volkswagen. Lá peguei no carro, agora sem pisca direito de modo a facilitar a instalação da nova lâmpada, e fui até à zona industrial de Aveiro. Infelizmente, também lá não tinham nada parecido com aquele tipo de lâmpada... nem na própria marca. Enfim! O empregado lá me deu a indicação de uma outra loja de peças: bombas da BP na nacional 109. Meia volta, de regresso a Aveiro.
- Nesta outra loja, surpreendentemente, tinham lâmpadas com aquele tipo de casquilho mas não eram âmbar, eram brancas. O funcionário disse que aquele tipo de lâmpada era usado pelos carros da Jeep/Chrysler (carros de fabrico americano), que fosse ao stand da Jeep em Aveiro porque eles poderiam ter lâmpadas âmbar. E onde fica isso? Depois da Galp, em Cacia (depois da zona industrial). Meia volta, volver.
- Ao chegar ao stand Chrysler, ao mostrar a lâmpada um funcionário (enquanto não chegava a funcionária responsável pelas peças) disse que os modelos da Chrysler só usam lâmpadas brancas. Depois perguntou para que modelo era... o olhar de surpresa dele, ao ouvir que era para um carro que não um Chrysler, até foi engraçado. A funcionária lá chegou e foi ver ao armazem: milagre, apesar dos modelos actuais da Chrysler não usarem lâmpadas âmbar, ainda havia uma em stock (que deixou de haver no momento em que paguei a dita).
3,10€ (2,56€ + 0,54 € de IVA) e 2 horas mais tarde estava pronto a voltar a ter o carro inteiro. 3 a 4 minutos depois estava terminada a intervenção de reparação :-D
Portanto, quando quiserem inportar um carro dos Estados Unidos ou do Canadá certifiquem-se que trazem, junto com o carro, um caixote com lâmpadas e peças que sejam diferentes das dos modelos vendidos na europa.
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