20060802

29 formas de matar uma ideia pela raíz

Durante a fase inicial de um qualquer projecto é, quase sempre, realizada uma sessão de brainstorming. E é durante essas sessões que normalmente surgem as verdadeiras idea killers: respostas ou afirmações que fazem cair por terra uma ideia que, para quem a apresenta, até faz algum sentido.
Aqui está uma compilação dessas mesmas idea killers (publicadas inicialmente em Coolz0r - Marketing Thoughts e traduzidas por mim):
  1. Sim, mas...
  2. Não temos tempo para isso
  3. Não!
  4. Não se pode fazer
  5. É caro demais
  6. Não tem lógica nenhuma
  7. Precisa de mais pesquisa
  8. Sejamos realistas
  9. Isso não é nada para os nossos clientes
  10. Não há orçamento
  11. Não cometa erros
  12. A direcção não vai gostar disso
  13. Não sou creativo que chegue
  14. Não é da minha responsabilidade
  15. Demasiado difícil de controlar
  16. As mudanças são grandes demais
  17. A 'geração antiga' não vai compreender
  18. O mercado ainda não está preparado para isso
  19. Pensa 'realidade'
  20. Vamos pensar nisso
  21. Talvez mais tarde
  22. Já foi feito antes
  23. Isso é muito futurista
  24. Poderá funcionar em outro sítio, mas aqui não
  25. Desde quando é que és o perito?
  26. Somos pequenos demais para fazer isso
  27. Não é o nosso estilo
  28. Tens a certeza?
  29. Porquê?

Durante as fases seguintes do processo de desenvolvimento algumas das afirmações mencionadas poderão ser preponderantes ("Já foi feito.", "Orçamento", ...). Mas nesta primeira fase, durante a apresentação ou discussão de ideias, há que garantir que não se é parado por nada nem por ninguém. Há que levar e expor a ideia até ao fim. De outra forma o processo criativo fica seriamente limitado.

<link>
29 Idea Killers @ Coolz0r - Marketing Thoughts
</link>

Sem comentários:

Enviar um comentário