20070403

A moda dos sacos de plástico

Obviamente não vou falar de alguma nova moda em que se dá uso aos sacos de plástico... o tema de hoje é a moda da não utilização de sacos de plástico nos mini/super/hipermercados.

Os sacos de plástico foram introduzidos no mercado em 1977 e, desde então, já representam cerca de 4/5 (80%) dos sacos utilizados em supermercados. Um saco de plástico demora entre 500 a 1000 anos a desaparecer completamente e, tendo em conta que por ano são utilizados mundialmente entre 500 mil milhões e 1 milhão de milhões de sacos de plástico (100 mil milhões nos E.U.A. apenas), o volume ocupado em lixeiras é enorme.

Por cá, o Lidl já o faz há alguns anos e o Pingo Doce recentemente também começou a não dar, apenas a vender, sacos de plástico para as compras aí efectuadas.

Nada que não fosse novidade... por exemplo, a cadeia no frills (existente no Canadá) já o faz há cerca de 30 anos!

Apesar das várias medidas tomadas em vários países (banidos na África do Sul em 2003, banidos no Bangladesh e em Taiwan, na Irlanda há uma sobretaxa de €0.15 e na França serão banidos a partir de 1 de Janeiro de 2010) o grande problema continua a ser a utilização desenfreada dos sacos de plásticos nos Estados Unidos. Daí a novidade das notícias que têm surgido.

Segundo notícias dos últimos dias há a possibilidade de uma Câmara Municipal banir por completo a utilização dos sacos de plástico para ensacar compras. A Câmara Municipal é a de São Francisco (E.U.A.) e a proposta apresentada prevê a entrada em efeito da lei dentro de um ano. A lei, ao proibir os sacos de plástico, obriga à utilização de sacos biodegradáveis ou que possam ser reutilizados: tecido, papel ou plástico biodegradável (feito à base de amido).

A entrar na "corrida" está também a IKEA, que oferece cerca de 70 milhões de sacos de plástico anualmente (só nos E.U.A), e irá passar a cobrar $0.05 (cinco cêntimos de dólar) por cada saco de plástico! Esta medida já está em efeito há cerca de um ano nas lojas IKEA do Reino Unido.

<link>
no frills
Lidl
Saco de Plástico @ Wikipedia
IKEA to start charging for plastic bags
SF to ban plastic bags
</link>

Sem comentários:

Enviar um comentário