20080427

O inevitável colapso do dólar

Um dos mais importantes indicadores do saúde económica de um país, relativamente ao resto do mundo, é o seu balanço de pagamentos, sendo composto pela conta corrente e pela conta capital.

Destes dois, o que nos forneça uma ideia mais palpável talvez seja a conta corrente. Relativamente a isso, podemos ter uma ideia da saúde da economia de um país olhando para a lista do valor do balanço da conta corrente dos países do mundo (segundo o World Factbook 2007).

Um facto que surge logo à cabeça é que quem está em primeiro lugar, ou seja o país que tem mais dinheiro (em caixa ou a haver), é a China, 363.300 milhões de dólares! Um outro facto, é que o país que mais dinheiro deve são os Estados Unidos (com larga vantagem, -747.100 milhões de dólares)!

Mas o grande problema, para já, não é a China. São os Estados Unidos: como é possível manter o valor do dólar com aquela conta corrente? A resposta é simples: não é!

O melhor mesmo é ver o seguinte clip para ter uma ideia...

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=4n3g5lUgkWk" target="_blank">Ver no YouTube</a>


Depois disto ainda há alguém a pensar comprar dólares?

Nota: para os anti-americanos não adianta começar a lançar foguetes, Portugal está com um belo valor de -18.530 milhões de dólares... o mesmo valor que a Índia! Portugal tem quase 11 milhões de habitantes, a Índia tem 1,12 mil milhões!

<link>
The Inevitable Collapse of the Dollar @ YouTube
Valor do câmbio de euro para dólar
Lista de países por valor do balanço da conta corrente
</link>

Sem comentários:

Enviar um comentário