20061024

Halloween / Samhain / All Hallows Eve / Elven Blót

A noite da véspera do Dia de Todos-os-Santos (All Hallows), mais conhecida por Halloween (Samhain, All Hallows Eve, Elven Blót), está a uma semana de distância (é no próximo dia 31 de Outubro).

Tudo começou com o Samhain, a comemoração Celta do fim do Verão e do início do Inverno. Por essa razão, os Celtas acreditavam que na passagem de 31 de Outubro para 1 de Novembro a fronteira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos deixa de estar bem definida. Os costumes observados pelos Celtas geralmente envolviam o reforço das fronteiras físicas e o acender de fogueiras.

A celebração tradicional do Halloween permaneceu limitada à Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales até meados do século XIX (1845-1849), altura em que uma vaga de 2 milhões de irlandeses fugiram à fome, para os Estados-Unidos. Mais tarde também escoceses emigraram para o Canadá e para os Estados Unidos. A partir daqui cada uma dessas culturas celebrava o dia à sua maneira.

A exploração comercial do Halloween só se deu a partir do início do século XX, aquando do início da venda de postais com motidos da celebração e vários tipo de decorações. Os fatos de Halloween de produção em massa apenas surgiram nos anos 50 do século XX. A principal actividade do Halloween moderno (principalmente nos Estados-Unidos e no Canadá) é o trick-or-treating, onde as crianças se disfarçam e vão de casa em casa a gritar "trick or treat!": ou recebem uma goluseima ou fazem uma travessura.

Ao longo dos tempos, vário símbolos foram sendo ligados à celebração: fantasmas, vampiros, morcegos, bruxas, casas assombradas, etc. Elementos relativos à época em que o Halloween é realizado (Outono) também são utilizados: espantalhos e abóboras.

Um dos símbolos mais proeminentes do Halloween é o Jack-o'-lantern (uma abóbora recortada e sem recheio), com uma vela acesa dentro. Muitas das famílias que celebram o Halloween colocam um Jack-o'-lantern na varanda.

Entre as várias lendas relativas ao Jack-o'-lantern aqui fica esta:
Um bêbedo chamado Jack cambaleava para casa depois de um noite de copos na taberna local. O Diabo apareceu e ordenou o Jack a ir com ele para o inferno devido à sua má vida. O Jack convenceu o Diabo a subir uma macieira próxima dali para apanhar uma maçã. Enquanto o Diabo subia a macieira, o Jack gravou uma cruz no tronco da macieira e, assim, impedindo o Diabo de descer da árvore. O Diabo ordenou que Jack o libertasse. Então, o Jack disse que o libertava se ele prometesse que nunca o aceitaria no Inferno. O Diabo aceitou. Quando o Jack morreu não foi admitido no Céu, por causa da sua vida de pecado, mas o Diabo também não o aceitou no Inferno, então Jack recortou um dos seus nabos, colocou uma vela lá dentro e começou a vaguear pela terra à procura de um sítio onde conseguisse encontrar o descanso eterno.

Se alguém quiser entrar "na onda" das abóboras recortadas podem imprimir decalques daqui ou daqui. Se não sabem como o fazer, podem ir aqui.

<link>
Halloween @ Wikipedia
Dia de Todos-os-Santos @ Wikipedia
Samhain @ Wikipedia
Elven Blót @ Wikipedia
Tradições do Halloween @ Wikipedia
Trick-or-treating @ Wikipedia
Jack-o'-lantern @ Wikipedia
Decalques para abóboras
Mais decalques para abóboras
Como recortar uma abóbora
</link>

1 comentário:

  1. Gostaria de convida-lo a visitar o blog Canal Celta em :

    http://worldceltic.blogspot.com

    Sou celtista amador e estou escrevendo uma série de artigos sobre Halloween provando os motivos dele não ser festejo celta bem como também explicando o Samhain.

    ResponderEliminar