20061219

Quanto tempo demora a pagar a organização de uns Jogos Olímpicos?

Complexo Olímpico de Montréal, CanadaSegundo o artigo publicado pela CBC, a cidade de Montréal, que organizou os Jogos Olímpicos de 1976 (JO) - durante o mês de Maio, finalizou o pagamento da dívida relativa aos JO no passado mês de Novembro. Ou seja, mais de 30 anos depois da realização dos Jogos.

O custo astronómico incluiu o estádio Olímpico, a Aldeia Olímpica, um complexo de edifícios de apartamentos com estilo pós-moderno, um complexo desportivo, infraestruturas de suporte, estacionamento e o Vélodrome (convertido em 1992 num museu de ciências naturais, o Biodome).

Por causa da enorme dívida gerada, a alcunha do estádio é The Big Owe (trocadilho com o nome dado ao tipo de abertura do estádio, em Ó, The Big O), sendo owe em português: v. - dever, estar endividado.

A dívida, no entanto, foi gerada não só pela construção desenfreada (tal qual os estádios para o Euro 2004), mas também pela enorme falta de controlo, de gestão e de planeamento. Tanto que o próprio governo provincial do Québec teve de entrar em cena e passar a controlar a empreitada. Caso isso não tivesse acontecido, provavelmente, quase nenhuma infraestrutura estaria terminada na data de abertura dos JO.

Devido ao que aconteceu em Montréal, ficou o aviso para as cidades que quiseram organizar JO: há que ser realista quanto à prespectivas de receita e aos gastos para que seja possível desenvolver uma candidatura planeada, gerida e organizada ao melhor nível.

<link>
Montréal finaliza o pagamento da dívida olímpica - 3 décadas depois
Jogos da XXI Olimpíada @ Montréal, Canada
Montréal
Complexo Olímpico de Montréal, Canada @ Google Maps
Jogos Olímpicos
Comité Olímpico Internacional
</link>

Sem comentários:

Enviar um comentário