20070207

Jogos de computador fazem bem

Os jogos de computador (de vídeo, de consola, ...) já foram apelidados de quase tudo: demónicos, desencaminhadores, antisociais, viciantes, etc.

Para mais, se tivermos em conta os estudos que têm sido efectuados, desde o surgimento dos jogos de computador, as opiniões divergem ainda mais.

No entanto, nos últimos meses têm aparecido alguns artigos que vêm contrariar o pensamento mais tradicional sobre o jogos de computador ou, pelo menos, clarificar os porquês de algumas reacções de quem os joga.

Segundo um artigo do Science Daily, e relativamente a jogos que são viciantes e dos quais é difícil deixar de depender (tanto crianças como adultos), uma situação bastante comum hoje-em-dia, mas uma situação que acontece por uma razão apenas: motivação. Devido a necessidades psicológicas afectas aos humanos em geral.

O estudo abordado afirma que as pessoas gostam de jogar porque se sentem psicologicamente satisfeitas ao fazê-lo. Porque o bem-estar psicológico é atingido quando um jogo providencia oportunidades de progressão, liberdade e contacto com outros jogadores.

Por outro lado, o jornal Toronto Star noticia a utilização de jogos de vídeo como forma de obrigar o corpo a movimentar-se. Neste caso, os jogos de vídeo são utilizados como método de recuperação por uma criança com paralisia parcial do lado esquerdo do corpo, limitando a movimentação da mão e braço.

São utilizados jogos alterados, recorrendo a uma Playstation2 e uma câmera com sensor de movimento, que obrigam os jogadores a "trabalhar" o lado mais fraco do corpo.

Continuando com os benefícios para a saúde, no site 2Old2Play é noticiado um estudo onde chegaram à conclusão que quem joga jogos de acção regularmente (cerca de 1 hora por dia) consegue ter uma melhor reacção a estímulos visuais.

Resumindo, ao passarmos algum tempo a jogar satisfazemos o nosso ego, melhoramos a nossa coordenação motora e a nossa acuidade visual.

<link>
A Reason Why Video Games Are Hard To Give Up @ Science Daily
Rehab child's play with video game @ Toronto Star
Playing Games Betters Eyesight @ 2Old2Play
</link>

Sem comentários:

Enviar um comentário