20070320

Os buracos negros...

Os buracos negros...Pela sua denominação, poderíamos pensar que é difícil detectar buracos negros. Ironicamente, os buracos negros até são fáceis de encontrar.

Isto deve-se à forma de "funcionamento" dos buracos negros. Ou seja, à medida que matéria é sugada para o buraco negro, devido à atracção gravítica, ganha uma quantidade imensa de energia cinética. Esse aumento de energia cinética observa-se através do aumento da velocidade da matéria e consequente aumento da temperatura (na ordem dos milhões de graus).

A estes acontecimentos também estão associados campos magnéticos e outras forças que acendem a matéria em movimento. Quanto maior o buraco negro mais brilhante fica a matéria espacial.

Quando qualquer tipo de matéria é aquecida na ordem dos milhões de graus, é iniciado um processo de geração de ondas de raios-x. É aqui que o Chandra entra em acção.

O Chandra é um satélite de detecção de raios-x, lançado pela NASA em 1999. A astronomia de raios-x estuda a emissão de raios-x por parte dos objectos celestes. Uma vez que a atmosfera terrestre absorve a quase totalidade dos raios-x espaciais são necessários instrumentos que se elevem acima dela. Daí a existência do Chandra.

Juntando as duas coisas, a geração de raios-x pela matéria super-aquecida e o Chandra, é possível obter o "mapa" das localizações de buracos negros.

A imagem em cima (zoom) representa parte desse mapa, nomeadamente a constelação de Boötes. Foi tirada ao longo de 175 horas, em 126 exposições de 5000 segundos cada, tem 9.3 graus quadrados (40 vezes superior à área da lua cheia - aparecendo na imagem apenas para comparação) e nela podemos ver mais de mil pontos luminosos.

Cada um desses pontos luminosos é um buraco negro: a vermelho os raios-x de baixa energia (0.5-1.3 keV), a azul os de alta energia (2.5-7 keV) e a verde os raios-x de enegia com valores intermédios (1.3-2.5 keV).

Incrivelmente, em menos de 100 anos (desde a teoria da relatividade geral [1915] - onde é aceite que a luz é influenciada pela gravidade), foi possível passar da mera hipótese a uma simples fotografia com mais de 1000 buracos negros!

<link>
1300 black holes @ Bad Astronomy Blog
Bootes Field:
New Panorama Reveals More Than a Thousand Black Holes
@ Chandra X-Ray Observatory
Chandra X-ray Observatory @ Wikipedia
X-ray astronomy @ Wikipedia
Black holes @ Wikipedia
</link>

1 comentário:

  1. Now that is awesome. Planets with living intelligence, and Wormholes should be a priority too.

    ResponderEliminar