Quem já andou de avião durante o Inverno em zonas do globo que atinjam temperaturas negativas, decerto que já reparou que os aviões antes de levantar vôo passam por uma zona onde é removido o gelo acumulado nas asas e no corpo do avião.
A acumulação de gelo no corpo do avião, em especial na zona das asas, pode tornar perigosa a pilotagem do mesmo, ao ponto de causar quedas!
Se a remoção do gelo não for feita a superfície do avião torna-se rugosa demais para providenciar uma passagem suave através do ar, especialmente na zona das asas. Caso a superfície não seja suave, a passagem do ar pelas asas não se torna estável o suficiente para criar (e manter) a sustentação necessária ao vôo. Além disso, a acumulação de gelo também pode bloquear as partes móveis, nomeadamente os flaps e o leme.
A remoção de gelo, enquanto o avião se encontra na pista, é feita através da projecção de líquido anticongelante para a superfície do avião. Em aviões mais modernos, já se podem encontrar sistemas de remoção de gelo durante o vôo.
via BlogTO
Portanto, quando forem fazer férias na neve e, no dia do regresso, acharem que o embarque está a demorar demais, provavelmente o que está a acontecer é a remoção do gelo acumulado nas asas do avião!
<link>
Deicing @ Wikipedia
</link>
Sem comentários:
Enviar um comentário