Aproximando-se o Natal a passos largos, e consequente entrega de presentes (para quem pode...), há um gigantesco aumento da utilização de papel de embrulho. Esse papel, apesar de ser possível enviá-lo para reciclar, não deixa de ser um desperdício de árvores.
Em Março passado, a Ministra do Ambiente do Governo do Japão, Yuriko Koike, apresentou o Mottainai Furoshiki como símbolo da cultura japonesa para a redução do lixo caseiro, nomeadamente a quantidade de sacos de plástico.
A palavra japonesa Mottainai representa o conceito de ser uma pena que um artigo seja deitado ao lixo sem que o seu potencial tenha sido aproveitado na totalidade.
Furoshiki são pedaços de tecido para embrulho, utilizado no Japão para transporte (roupas, presentes, ...) ou decoração.
Hoje-em-dia, os Furoshiki são feitos de vários tipos de material, desde a seda até ao nylon e são normalmente decorados com motivos tradicionais ou com shibori. No caso do que foi apresentado pela Ministra japonesa, o Furoshiki é feito a partir de fibras de garradas de plástico recicladas.
<link>
Furoshiki @ Wikipedia
Apresentação do Mottainai Furoshiki pela Ministra do Ambiente do Governo do Japão
Como utilizar os Furoshiki @ Ministério do Ambiente do Governo do Japão
Como utilizar os Furoshiki [PDF]
Shibori
</link>
Sem comentários:
Enviar um comentário