20061117

Cavalete para corte de lenha

Fotgrafia do cavalete já terminado e pronto a ser utilizadoPara quem mora fora da cidade e necessita de lenha para alimentar a lareira por forma a providenciar calor durante os dias frios de Inverno, mais cedo ou mais tarde, vai ter de cortar a dita lenha. Venha ela em troncos grosso ou simples ramos esguios.

Para qualquer um dos casos, uma pessoa rapidamente chega à conclusão que não é nada fácil andar a cortar lenha sem ser num apoio condigno.

Por essa razão decidi construir um cavalete de apoio que me facilitasse o corte de lenha.

Antes de iniciar a fase de construção, foi necessário efectuar uma análise profunda e ponderada aos vários tipos de cavaletes que fui encontrando através de pesquisas na internet.

Dos vários tipos de cavalete encontrados tentei optar por um que fosse relativamente leve, fácil de arrumar (de preferência com eixo basculante), que desse tanto para troncos médios como para ramagem e, especialmente, de fácil construção.

Como não encontrei nenhum que fosse totalmente a meu gosto, decidi desenhar e construir um que aglomerasse as ideias principais dos vários modelos encontrados na internet.

Após o desenho base estar delineado tive de encontrar madeira que correspondesse às medidas definidas. Com um bocado de sorte descobri que tinha em casa uma palete de transporte de mercadoria: cada pedaço de madeira tinha o comprimento e espessura ideais, 90cm x 10cm x 2cm.

Sendo assim, o material necessário para a construção do cavalete é:Seguidamente passa-se à construção propriamente dita:
  1. serrar 10cm a 4 painéis de madeira, de modo a ficarem com um comprimento de 80cm
  2. Medidas dos painéis para o cavalete
  3. marcar e cortar os restantes 6 painéis de madeira, utilizados para as pernas do cavalete, com as medidas definidas na imagem ao lado
  4. perfurar os 6 painéis, que compõem as pernas do cavalete, com a broca de 10mm de diâmetro a 55cm da base e ao centro (5cm da lateral)
  5. unir os 6 painéis dois-a-dois (como se pode ver na fotografia do cavalete, no início do post) com os parafusos de 60mm de comprimento, não esquecendo as anilhas: uma entre a cabeça do parafuso e a madeira, uma entre os dois painéis de madeira e uma mais entre a madeira e a porca
  6. opcionalmente pode-se perfurar cada um dos restantes 4 painéis, com a broca de 1.5mm de diâmetro e nos pontos definidos na imagem com as medidas, de modo a faciliar o aparafusar os painéis de suporte aos pés do cavalete - note-se que o esquema de perfuração dos painéis de suporte não é (propositadamente) centrado, visto que de cada lado do cavalete os painéis são aparafusados a pés diferentes!
  7. fechar os pés e colocá-los no chão, de lado, à distância necessária para ser possível aparafusar os painéis de suporte
  8. aparafusar dois painéis na lateral dos pés, à distância definida e nos pontos de união definidos - não esquecer que estes painéis são fixados a apenas 3 dos pés da estrutura e todos do lado esquerdo da estrutura!
  9. rodar a estrutura por forma a que a face virada para cima seja a face sem painéis de suporte.
  10. aparafusar o segundo conjunto de 2 painéis de suporte à estrutura - há que ter em conta que este segundo conjunto de painéis de suporte é aparafusado aos restantes três pés que ainda não estão fixados a painés de suporte
  11. dar um bom aperto aos parafusos sextavados, abrir o cavalete já finalizado e contemplar a obra feita ;-)
Como se pode ver na fotografia (no início do post), o cavalete teve de ser utilizado quase imediatamente: no dia seguinte :-P

Afinal de contas, há que testar o material para comprovar a durabilidade, resistência, se é prático e se realmente valeu a pena o planeamento e construção do mesmo. A minha sincera opinião, embora parcial, é que está muito bom para uma estrutura feita em cerca de 1h30 (o corte dos painéis foi feito com serrote manual) e com um custo de cerca de 10 €, exceptuando os painéis de madeira. Quanto a outras pessoas que já o utilizaram: ainda ninguém apresentou queixas!

Modelo do cavalete, para o Google SketchupDurante a minha procura por planos de construção de cavaletes também passei pela 3D Warehouse, do Google Sketchup, e notei que ainda não existia nenhum modelo para a construção de um cavalete. Por isso, coloquei mãos à obra (uma vez mais) e transpus, o que havia construído, para um modelo tridimensional com o Google Sketchup. O resultado foi o que pode ser visto na imagem ao lado. Para mais, caso utilizem o Google Sketchup, o modelo está disponível para download aqui, ou clicando na imagem.

Finalmente, para quem queira ver algumas fotos do cavalete já construído (aberto, fechado, ...) pode aceder ao albúm disponibilizado, aqui ou clicando na imagem abaixo.

<link>
Modelo do cavalete para Google Sketchup
Google Sketchup
Sketchup
Google Sketchup 3D Warehouse
</link>

17 comentários:

  1. Deu mais trabalho este estudo que fazer o prórpio cavalete... lol, este gajo é passado!

    ResponderEliminar
  2. I checked the extra pictures to see how it looks when closed and it looks great, nice work, patent it lol.

    ResponderEliminar
  3. Nice, just what I was looking for, thank you.

    ResponderEliminar
  4. Mira: construi um cavalete seguindo suas instruções e tenho a dizer que está funcionando muito bem. Voce fez um ótimo trabalho!
    Abraços, Antonio
    Brasil, Paraná, Quatro Barras

    ResponderEliminar
  5. Hoje fiz um cavalete para o mesmo fim, mas está um pouco arcaico e vou utilizar as suas ideias para fazer um novo. Obrigado e abraço

    ResponderEliminar
  6. José já estou a fazer o meu com paletes velhas que tinha na empresa.
    Obrigado pelo excelente post!!

    ResponderEliminar
  7. Excelente. Era mesmo isto que eu procurava. Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado . ja completei a 'obra' também utilizando material de uma palete. o mais difícil foi mesmo desfazer a palete. 'pregofusos' ferrujentos...

    ResponderEliminar
  9. Um Post muito bom, já tenho o meu feito à uns meses e serve para o efeito. Obrigado pela publicação!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. parabéns, vou fazer um para mim.
    Eduardo.
    Bom Retiro-SC-Brasil

    ResponderEliminar
  11. Meu muito obrigado. Acabei de fazer hoje um cavalete parecido com algumas alterações mas na sua maioria baseado neste blog e ficou um espectáculo. Como no meu caso corto a lenha à mão com serra fiz um pouco mais alto com paineis dum metro e o furo fiz a 65 cm em vez de 55cm e mesmo assim devia ficado ainda um pouco mais alto. De resto adicionei uma anilha no centro entre as tabuas para abrir e fechar com mais facilidade. As tabuas do centro não coloquei no centro mas a 1 terço (asimetrico) e para dar mais estabilidade coloquei uma tabua diagonal de cada lado entre os paineis horizontais. Agora até dá gosto serrar lenha ;-) Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      É bom saber que este pequeno projecto serviu para ajudar.

      Eu é que agradeço.

      Pode sempre enviar uma foto, para eu colocar aqui :-)

      Eliminar
  12. Já enviei email com as imagens mas também podem ser vistas aqui: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.464093333628810.100142.100000844437575&type=3

    ResponderEliminar
  13. Funciona perfeitamente facilitou meu trabalho.

    ResponderEliminar
  14. Boas.
    O seu projecto facilitou muito o meu trabalho.
    Utilizei madeira com outras espessuras e deu muito bem na mesma. Obrigado pela ideia.
    Carlos de Cascais-Portugal

    ResponderEliminar
  15. Belo projecto, dá muito jeito. Sugiro a colocação de perfis metálicos em L nos pés em cada canto que assenta no chão, para protecção da madeira.

    ResponderEliminar